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Rede Sul-Mineira
(1918-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARMO
DA CACHOEIRA
Município de Carmo da Cachoeira, MG |
Ramal de Lavras - Três Corações
- km 210,908 (1960) |
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MG-2749 |
Altitude: 877 m |
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Inauguração: 30.06.1918 |
Uso atual: Fechada, mas em excelente estado externo de conservação (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal ligando a estação de Lavras a Três Corações
foi aberto entre os anos de 1918 e de 1926. A partir de 1966, passou
a entroncar-se não mais na estação de Lavras,
mas na estação de Prudente, mais tarde chamada de Engenheiro
Behring. Funciona hoje apenas para trens cargueiros da FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carmo da Cachoeira foi aberta em 1918.
"A estação de Carmo da
Cachoeira fica próxima ao trevo desta cidade com a rodovia Fernão
Dias, seguindo-se uma estrada de terra após a placa indicativa da
cidade industrial. A estação está como há muitos anos: abandonada
e sem uso. As portas e janelas lacradas com tijolos de concreto e
o prédio resistindo ao tempo em estado razoável de conservação. A
linha em frente a estação é dupla e ainda pode-se ver uma antiga caixa
d'água de metal no final do pátio. Há também ao lado da estação um
provável alojamento de turma no estilo RFFSA pintado nas cores da
FCA e provavelmente desativado. O local representa o típico vilarejo
ferroviário, pois observei próximos ao alojamento e à estação um laticínio
e uma casa datados de 1920, uma igrejinha, um boteco e umas 10 casas
padronizadas que poderiam ser de funcionários da ferrovia. Os cargueiros
passam freqüentemente" (Fabio Libanio, 10/1/2010).
Depois de muito abandono após o fechamento no final dos anos 1970, em 2015 a estação foi cedida à instituição
CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde -, uma instituição
para a preservação ferroviária e neste mesmo
ano começou a ser reformada.
Em 2019 funcionava como biblioteca pública.
"Ontem (3 de maio de 2023) estive na estação de Carmo da Cachoeira e encontrei o prédio muito bem cuidado. Todas as portas e janelas trancadas e sem sinais de qualquer invasão. O local é muito tranquilo e a vila do lado muito conservada e com prédios bem antigos. Lembrança dos tempos da ferrovia. O entorno está coberto pelo mato, mas acredito que seja limpo, de vez em quando.
A linha, totalmente abandonada, com PNs tampadas e trilhos enegrecidos pelo tempo. Mas está preservada!" (Eduardo Lana Malta, 2023).
ACIMA: Localização da estação
de Carmo da Cachoeira em mapa de 1969 (IBGE).
ACIMA: Vila ao redor da estação (Foto Fabio
Libanio em 4/1/2010).
ACIMA: Alojamentos construídos e guarita já no tempo da
RFFSA no pátio da estação (Foto Fabio
Libanio em
4/1/2010).
ACIMA: A estação em 03/05/2023 (Foto: Eduardo Lana Malta).
ACIMA: Plataforma da estação em 03/05/2023 (Foto: Eduardo Lana Malta).
(Fontes: Eduardo Lana Malta, 2023; Fábio Libanio, 2010; Alex de Lima, 2019; Cesar
Mori; Lourival Rodrigues; Afonso Henrique Paione de Carvalho, 2003; Renato
Afonso; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1969)
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A estação, anos 1990. Foto Lourival Rodrigues,
de Osasco, SP |
A estação, anos 1990. Foto Lourival Rodrigues,
de Osasco, SP |
A estação em 03/2003. Foto Afonso Henrique Paione
de Carvalho |
A estação em 03/2003. Foto Afonso Henrique Paione
de Carvalho |
A estação em 4/1/2010. Foto Fabio Libanio |
A estação em 2019. Foto Alex de Lima |
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Atualização:
05.05.2023
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