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E. F. Muzambinho
(1897-1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966) |
GASPAR LOPES
Município de Alfenas, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 294,260
(1960) |
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MG-3268 |
Altitude: 778 m |
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Inauguração: 30.04.1897 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Gaspar Lopes foi inaugurada em 1897.
Boa parte da região entre as estações de Varginha
e de Juréia está hoje na área da represa
de Furnas, da qual faz parte o rio Sapucaí, e isso deve
ter inundado trechos do antigo leito da ferrovia. Não foi o
caso da estação de Gaspar Lopes, que fica longe
do rio, mas que, no entanto, foi demolida e em seu lugar construído
um galpão industrial.
"A estação de
Gaspar Lopes foi importante até no final da década de 1950, pois era
o ponto de entroncamento da antiga E.F. Machadense com a Rede Sul
Mineira, sendo que depois ambas se tornaram parte da Rede Mineira
de Viação. Havia movimento de passageiros, gado e café provenientes
da região de Alfenas e Machado. Além dos trens cargueiros, circulavam
quatro trens diários entre Juréia e Três Corações. Havia um triângulo
de reversão a 200 metros da estação, na direção da linha que ia para
a Varginha. No local da estação já demolida existe hoje uma fábrica
de vidros. A rodovia que liga Campos Gerais com Alfenas usa um trecho
do antigo leito entre Fama e Gaspar Lopes na linha da Varginha e o
leito construído pela Machadense entre Gaspar Lopes e Alfenas. O leito
da linha de Gaspar Lopes para Juréia é usada como estrada rural. O
interessante é que não havia sincronização de horários entre o trem
expresso da RMV que vinha de Cruzeiro até Varginha e os trens que
circulavam entre Três Corações e Juréia. Os passageiros do Rio ou
de São Paulo que seguiam para Alfenas, Machado, Guaxupé e região tinham
que pernoitar em Varginha e embarcar no trem que subia para a Juréia
no dia seguinte. A pernoite geralmente era feita no Hotel Maduro,
que ficava em frente à estação de Varginha. Uma viagem do Rio ou São
Paulo para Alfenas via Cruzeiro e Gaspar Lopes gastava quase 2 dias"
(Fernando Villamarim, 2012).
(Fontes: Fernando Villamarim; Vias
Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928;
Guias Levi) |
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A estação de Gaspar Lopes, depois da retirada dos treiçhos. Sem data. Foto Eliana Paiva |
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Atualização:
24.01.2021
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