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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV-Cruzeiro-Juréia
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Fama
Gaspar Lopes
Harmonia
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Saída do ramal de Machado: Alfenas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Muzambinho (1897-1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966)
GASPAR LOPES
Município de Alfenas, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 294,260 (1960)   MG-3268
Altitude: 778 m   Inauguração: 30.04.1897
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Gaspar Lopes foi inaugurada em 1897.

Boa parte da região entre as estações de Varginha e de Juréia está hoje na área da represa de Furnas, da qual faz parte o rio Sapucaí, e isso deve ter inundado trechos do antigo leito da ferrovia. Não foi o caso da estação de Gaspar Lopes, que fica longe do rio, mas que, no entanto, foi demolida e em seu lugar construído um galpão industrial.

"A estação de Gaspar Lopes foi importante até no final da década de 1950, pois era o ponto de entroncamento da antiga E.F. Machadense com a Rede Sul Mineira, sendo que depois ambas se tornaram parte da Rede Mineira de Viação. Havia movimento de passageiros, gado e café provenientes da região de Alfenas e Machado. Além dos trens cargueiros, circulavam quatro trens diários entre Juréia e Três Corações. Havia um triângulo de reversão a 200 metros da estação, na direção da linha que ia para a Varginha. No local da estação já demolida existe hoje uma fábrica de vidros. A rodovia que liga Campos Gerais com Alfenas usa um trecho do antigo leito entre Fama e Gaspar Lopes na linha da Varginha e o leito construído pela Machadense entre Gaspar Lopes e Alfenas. O leito da linha de Gaspar Lopes para Juréia é usada como estrada rural. O interessante é que não havia sincronização de horários entre o trem expresso da RMV que vinha de Cruzeiro até Varginha e os trens que circulavam entre Três Corações e Juréia. Os passageiros do Rio ou de São Paulo que seguiam para Alfenas, Machado, Guaxupé e região tinham que pernoitar em Varginha e embarcar no trem que subia para a Juréia no dia seguinte. A pernoite geralmente era feita no Hotel Maduro, que ficava em frente à estação de Varginha. Uma viagem do Rio ou São Paulo para Alfenas via Cruzeiro e Gaspar Lopes gastava quase 2 dias" (Fernando Villamarim, 2012).


(Fontes: Fernando Villamarim; Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi)

     

A estação de Gaspar Lopes, depois da retirada dos treiçhos. Sem data. Foto Eliana Paiva
   
     
     
Atualização: 24.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.