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E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ITANHANDU
(antiga CAPIVARI)
Município de Itanhandu, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 46,500
(1960) |
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MG-2662 |
Altitude: 893 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: desconhecido; em bom estado (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capivari foi inaugurada em 1884 no arraial da Barra do
Rio Verde. Dois anos antes, haviam chegado os primeiros ferroviários
da Minas and Rio para dar início à construção
da linha que passaria pelo local. A partir da abertura da estação,
eles passaram a fixar suas residências ao longo da linha. O
motivo do nome Capivari era que o arraial pertencia ao distrito
de Santana do Capivari.
Somente em 1904 os moradores alteraram
o nome do vilarejo
para Itanhandu, nomeando-o a partir do córrego que por
ali passava.
Tornou-se município em 1923.
Em 1935, um incêndio
deixou apenas as paredes da estação antiga - que era
do outro lado da linha em relação à atual - em
pé. Os tijolos foram reaproveitados na construção da estação atual,
que, em 1937, reabriu em estilo art-decô.
Em 2003, a parte direita do
prédio havia sido descaracterizada para servir como residência.
Estava servindo também parcialmente como loja de artesanato.
Em 2018
estava em ótimo estado externamente. Fica junto ao centro da cidade.
ACIMA: Trem da Rede Sul Mineira, em 1930, em frente
a tropas da revolução de 1930, em outubro desse ano
(Foto Nação Brasileira, Ano IX, número 89, 1931).
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1933
À ESQUERDA: Aumento da plataforma na estação (O Estado de S. Paulo, 24/5/1933). |
ACIMA: A estação, vista da rua XV de Novmbro em 1959 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vol. XXV, p. 276).
ACIMA: Pátio
da estação ainda com seus três desvios, muito
embora não passe trens por ali há mais de quinze anos
(Foto Marco Giffoni, agosto de 2010).
ACIMA: O tradicional hotel em frente à estação
(Foto Marco Giffoni, agosto de 2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Marco Giffoni; Antonio Gorni; Gutierrez L. Coelho; Carlos Roberto
de Almeida; O Estado de Minas,
2002; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1957; Nação Brasileira, Ano IX, número 89, 1931; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação durante a revolução de
1930. Ainda era a original. Foto Nação Brasileira, Ano
IX, número 89, 1931 |
Passarela que existia em 1956, sobre a linha do trem. Foto Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXV, IBGE, 1957, p. 275 |
A estação de Itanhandu, em 1993. Foto Carlos Roberto
de Almeida |
A estação de Itanhandu, em 1993. Foto Carlos Roberto
de Almeida |
A estação em 2002. Foto de O Estado de Minas |
A estação em 2/10/2007. Foto Antonio Gorni |
A estação em 8/2010. Foto Marco Giffoni |
A estação restaurada em 02/2013. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 26/12/2018. Foto Rafael Asquini |
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Atualização:
16.11.2022
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