|
|
E. F. Minas e Rio
(1883 -1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABPF (2004-) |
MANACÁ
Município de Passa-Quatro, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 30,876
(1960) |
|
MG-1206 |
Altitude: |
|
Inauguração: 11.06.1883 |
Uso atual: parada de trem turistico (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E. F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
|
A ESTAÇÃO: Consta em algumas
fontes que a estação de Manacá teria sido
inaugurada em 1/4/1934, mas o fato é que ela já existia
durante a revolução de 1932 - vide foto abaixo. O que
pode ter havido é que fosse um posto telegráfico promovido
a estação em 1934.
Para quem vem de São Paulo de trem, a estação fica
à esquerda, logo após o trem sair do túnel. O túnel ficava na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais e foi estratégico durante a revolução de 1932.
Em janeiro de 2004, depois de anos
sem ver um trem passando, uma viagem ligando Passa-Quatro ao túnel
fez com que a estação voltasse aos seus dias de glória.
A estação de Manacá foi totalmente recuperada pelo dono do
Hotel Recanto das Hortências, em Passa Quatro. Pelo relato
dos habitantes locais ela estava totalmente destruída e com a chegada
do trem da Serra o empresário decidiu restaurá-la.
1883
AO LADO: O primeiro trem passou pelo túnel vindo da estação de Cruzeiro em 11 de junho
(A Provincia de S. Paulo, 13/6/1883). |
|
ACIMA: Trens e soldados em Manacá durante
a Revolução de 1932 (Acervo Arquivo Público Mineiro).
ACIMA:A estação em março de 2022 (Foto Murici Tondato).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; João
Gonçalves; -- Zaidan; Daniel Gentili; ABPF; Arquivo
Público Mineiro; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; A Noite Ilustrada, 1932) |
|
|
|
Durante a revolução de 1932, tropas federais na
linha, próximas à estação de Manacá.
Foto da revista A Noite Ilustrada, 23/9/1932 |
A estação lotada de gente com o trem turístico,
em 20/01/2004. Foto Zaidan, Rio de Janeiro, RJ |
A estação de Manacá em 06/2004. Foto João
Gonçalves |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.03.2022
|
|