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Rede Sul-Mineira
(1914-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARADA
RAMON
Município de São Lourenço,
MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 84,344 |
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MG-2760 |
Altitude: 871 m |
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Inauguração: 23.09.1914 |
Uso atual: parada da ABPF (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1964 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da RFFSA em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A Parada Ramon
curiosamente não constava no Guia Levi, o que leva a crer que
fosse uma iniciativa particular em cuja plataforma o trem somente
parava se houvesse necessidade do local.
Segundo Marco Giffoni,
a parada pertencia à Fazenda Ramon, que é hoje um hotel-fazenda
nos limites do município de São Lourenço. Ela era realmente uma parada excepcional
e fica bem ao lado da antiga sede da fazenda. O antigo dono era uma
pessoa influente na cidade e também foi o responsável pela
construção do aeroporto que fica bem perto dali.
O prédio da
parada existia ainda em 2015 e estava no curto percurso do trem
turístico da ABPF que corre entre São Lourenço e Soledade de Minas, O trem não parava nela em 2003,
quando lá estive.
ACIMA: O trenzinho da ABPF se aproxima da Parada
Ramon, com a plataforma cheia de gente em junho de 2010 (Foto Adriano
Martins).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
Roberto de Almeida; Marco Giffoni; Adriano Martins; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A parada Ramon, em 2000. Foto de Carlos Roberto de Almeida |
A parada Ramon, em 2000. Foto de Carlos Roberto de Almeida |
A parada Ramon, em 16/5/2015. Foto de Fernando Marietan |
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Atualização:
25.05.2018
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