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Rede Sul-Mineira
(1926-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROSAS
Município de Lavras, MG |
Ramal de Lavras-Três Corações
- km 246,233 (1960) |
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MG-3864 |
Altitude: 893 m |
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Inauguração: 01.09.1926 |
Uso atual: em ruínas (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal ligando
a estação de Lavras a Três Corações
foi aberto entre os anos de 1918 e de 1926. A partir de 1966, passou
a entroncar-se não mais na estação de Lavras,
mas na estação de Prudente, mais tarde chamada de Engenheiro
Behring. Funciona hoje apenas para trens cargueiros da FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rosas foi aberta em 1926.
No dístico ainda existente, aparece a data 1928, o que significa
que o prédio somente foi concluído dois anos depois
da inauguração de uma estação provisória.
"A estação do Rosas fica a cerca de 7 km da cidade de Lavras.
Apesar da estrada até a estação ser de terra, está mais bem sinalizada
que muitas BRs deste país. Encontrei uma estação completamente abandonada,
sem telhados, sem portas, janelas e com paredes querendo ruir. Devido
ao mato alto em volta da estação, inicialmente achei que ela já estivesse
demolida. Felizmente ainda estava lá. Ainda restam algumas casas do
que teria sido a vila ferroviária, cerca de 10, e que estão milagrosamente
preservadas e habitadas. Há também uma pequena igreja no povoado e
segundo um sitiante que mora ao lado da linha, ainda se celebram missas
no local. A arquitetura da estação é muito parecida, na cor e formato,
com a estação do Faria, ambas do mesmo ramal. De acordo com o sitiante
Geraldo, o movimento na estação antigamente era muito grande: havia
vendas,bailes e festas aos finais de semana.
Muitas pessoas se dirigiam
para lá e, inclusive, parte da casa onde ele reside é formada pela
venda e o armazém que funcionavam nos tempos da RMV. Ele me conta
que o pátio de manobras foi removido e realmente não encontrei vestígios
de trilhos: somente há a linha singela no local. Também me falou de
uma certa parada de passageiros chamada "Cachoeirinha", onde as pessoas
costumavam embarcar e desembarcar e que ficava entre as estações do
Faria e Rosas. Quanto ao movimento de trens atualmente, disse ser
muito movimentado. Neste dia, 29/07/2007, já havia passado um trem
pela manhã e apesar de não terem horário definido, os trens passam
por ali quase todos os dias, transportando segundo ele, bobinas de
aço, café, trigo, cimento, etc" (Fábio Libânio,
08/2007).
Em 2016, as ruínas ainda davam alguma forma à
abandonadíssima estação.
ACIMA: O que restou da vila de Rosas, com a igreja
e a casa ainda de pé (Foto Fábio Libânio, 27 de
julho de 2007).
(Fontes: Fábio Libânio; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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Ruínas da estação... |
...ainda existiam... |
...à beira dos trilhos... |
...já sem os desvios... |
...em julho de 2007. Fotos Fábio Libânio |
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Atualização:
21.01.2019
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