|
|
E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
SEBASTIÃO DO RIO VERDE (antiga POUSO ALTO)
Município de São Sebastião
do Rio Verde, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 59,915
(1960) |
|
MG-0589 |
Altitude: 874 m |
|
Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: restaurada - uso desconhecido (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta como Pouso Alto, pois atendia a esta cidade, embora
ficasse fora de seu perímetro urbano (3 quilômetros).
Mais tarde,
um povoado se desenvolveu à sua volta e o novo nome
da cidade e da estação passou a ser São
Sebastião do Rio Verde.
O município de São Sebastião
do Rio Verde foi criado em 1962 e é o menor município
de Minas Gerais, com 39 Km².
Com relação ao
carimbo postal abaixo, Marcio Protzner acrescenta
que a mala postal expedida pela agência da estação de Pouso
Alto para a Sub-administração de Campanha, `qual
estava subordinada, seguia pela Estrada de Ferro Minas e Rio até a Estação de Freitas, em seguida pela Estrada
de Ferro Muzambinho, Ramal de Campanha, ao destino. As malas
postais para a Administração de Minas e para a Administração Federal
seguiam pela Estrada de Ferro Minas e Rio até Cruzeiro no estado
de São Paulo, em seguida pela E. F. Central do Brasil até Barra
do Piraí (mala postal para Ouro Preto) e direto para o Rio de Janeiro (mala da Administração Federal).
O prédio desativado nos anos 1980 serviu depois como moradia e oficina e era este ainda era seu uso em 2003, quando
ali estive.
Ficava no centro da cidade do mesmo nome e estava muito
descaracterizada. Depois disso, a estação foi recuperada
e em 2018 estava em ótimo estado.
ACIMA: Carimbo postal da estação de Pouso Alto,
de 1894. A agência postal da estação foi criada em 22/03/1886
e suprimida em 1931 com esse mesmo nome, já que o distrito de
São Sebastião do Rio Verde, que surgiu em torno da estação,
só foi criado em 1953 (Reprodução Marcio Protzner,
12/2008) |
|
ACIMA: Ponte da ferrovia logo após a estação
de São Sebastião do Rio Verde, sentido São Lourenço
(Foto Adriano Martins, c. 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Gutierrez
L. Coelho; Eliane Batagini; Adriano Martins; Marcio Protzner; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Lado da plataforma da estação de São Sebastião
do Rio Verde, em 17/05/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação de São Sebastião
do Rio Verde, em 17/05/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação de São Sebastião
do Rio Verde, em 17/05/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/10/2005. Foto Adriano Martins |
A estação em 4/2010. Foto Eliane Batagini |
A estação em 26/12/2018. Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
Atualização:
07.01.2019
|
|