A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV-Cruzeiro-Juréia
...
Gonçalinho
São Tomé
Cota
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Minas e Rio (1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO TOMÉ
Município de Três Corações, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 139,211 (1960)   MG-1326
Altitude: 842 m   Inauguração: 14.06.1884
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Tomé foi aberta em 1884; era uma das originais da linha primitiva. "Os trilhos ainda estão por lá, se bem que por longos trechos não se os vê por estarem enterrados

ACIMA: A estação de São Tomé em 1907... o agente da estação, Francisco Feital, posa copm a família e com "passeiantes"... (O Malho, 27/7/1907).
ou cobertos de mato. Por lá também os moradores falam que há planos para reativação do trecho, ou então que houve visita recente do pessoal da ferrovia verificando a condição da linha. Pode até ser, mas a linha está num estado de penúria
".
(Douglas Razaboni, 07/2004)
(Fontes: Douglas Razaboni; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A antiga estação em 05/2005. Foto Douglas Razaboni

A antiga estação em 05/2005. Foto Douglas Razaboni

A antiga estação em 05/2005. Foto Douglas Razaboni
     
Atualização: 07.06.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.