A ESTAÇÃO: A estação de Varginha
foi aberta pela E. F. Muzambinho em 1892.
Em 06/06/1934, foi aberta a estação atual, hoje desativada, em substituição
à antiga, tendo como construtor o engenheiro Braz Paione.
A partir de 1964, passou a ser ponta de linha, com a desativação
do trecho entre ela e Juréia. "Conforme meu
avô me contava, o projeto da estação era 'uma mesa com as
pernas para cima" (Afonso Henrique Paione de Carvalho,
11/2002) - na verdade, inspirada na estação paulista
de Mairinque, eswta construída em 1906.
"Até a década de 1950 funcionava ao lado da estação
um ponto de ônibus (ou jardineiras) que ligava Varginha às cidades
vizinhas. Uma dessas jardineiras pode ser vista na foto mais antiga
(abaixo). Lembro-me de estar a bordo da litorina Budd num dia perdido
em 1965, aos 8 anos de idade, com minha família, indo de Varginha
a Cruzeiro para o casamento de um tio. Já viajei muito ao longo
de minha vida, certamente esta foi a mais fascinante que está
na minha memória. A composição, com dois vagões, um restaurante
e um pullman, estava estacionada em um desvio de Passa Quatro já
havia mais de um hora. Em seguida, foi engatada e ajudou a empurrar
um trem cargueiro morro acima até ultrapassar o túnel. Depois, voltou
a Passa Quatro para buscar o outro vagão. Eu, maravilhado, e meu
pai, irritado com a demora, dizendo: 'que vergonha, as cargas têm
preferência sobre as pessoas'. É, muitas saudades mesmo"
(Afonso Henrique Paione de Carvalho, 11/2002).
Em 20 de março de 1978, o trem de passageiros entre Três
Corações e Varginha foi desativado definitivamente.
"A linha corta o centro, equilibrando-se no morro onde
hoje está desenvolvido o núcleo urbano. Conversei
com um vendedor de picolé na frente da estação,
filho do Sr. Benedito, ferroviário que trabalhou 31 anos
para a RMV. Relatou com emoção das vezes que ia com
o pai a Aparecida de trem e como as estações do caminho
do circuito das águas eram movimentadas por trens, cargas
e pessoas. Hoje a estação está ocupada na face
para rua com comércio e face para os trilhos fechada. Muito
bonita, inspirada na de Mayrinque, SP. Os trilhos com uma oxidação
superficial denunciam que há um bom tempo não
passam trens. O mesmo senhor me informou que havia os trens para
um moinho de trigo, porém o moinho estaria agora utilizando
o transporte rodoviário. Impressionante como o trem e a cidade
estão "soldados". Em algumas ruas o asfalto encobre
os dormentes e quase encosta nos trilhos. O povo passa por eles
indiferente, falta a estrela principal: o trem" (Rodrigo
Cabredo, 06/2005).
Para Varginha circulavam até por volta de 2005 cargueiros
que atendiam exclusivamente ao Moinho Sul Mineiro, transportando
trigo do porto de Angra dos Reis até o moinho, via Lavras
e Três Corações. A estação,
abandonada há anos, está tombada pelo município
e em 11/2002 foi anunciada a sua compra, pela Prefeitura, à
RFFSA. Depois de ter sido utilizada como lugar para exposição
e venda de artesanato por um tempo, "a estação ferroviária
de Varginha, depois de completar 75 anos em 25 de junho de
2009, foi recuperada pela Prefeitura Municipal, hoje abrigando:
- Biblioteca Municipal - Administração da Fundação Cultural do Município
de Varginha - CODEPAC – Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio
Cultural - COPAC – Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural
e - COMIC – Conselho Municipal de Incentivo à Cultura. É utilizada
ainda para eventos, exposições e apresentações artísticas e musicais,
no saguão de entrada e na plataforma. . Para este fim, foi criado
o projeto Quinta da Boa Música, que recebe músicos locais todas
as quintas–feiras na plataforma da estação, enquanto os assistentes
sentam-se em cadeiras dispostas ao longo dos trilhos. Tem sido um
sucesso e uma forma de mostrar a Estação e recolocá-la de volta
no coração dos varginhenses. O entorno, como era esperado, já está
sofrendo as boas consequências e vem se recuperando" (Anita
Di Marco, 27/2/2010).
Os trilhos continuavam por lá em 2013. Até quando?
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1924
À ESQUERDA: Cargas em Varginha no final de março
(O Estado de S. Paulo, 14/4/1924).
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ACIMA: Chegada do trem a Varginha na
inauguração da linha em 1892 pela E. F. de Muzambinho
(http://www.blogdomadeira.com.br).
ACIMA: A linha e a posição
de diversas estações (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Varginha,
quando ainda pertencia à E. F. Muzambinho (Cartão
postal: autor e data desconhecidos).
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1933
AO LADO: Autorização para a construção da nova estação
(O Estado de S. Paulo, 1/2/1933). |
ACIMA: Estação
e pátio da estação ferroviária de Varginha,
provavelmente anos 1950. Cópia descarada e bem menor da estação
de Mairinque, SP, esta feita em 1906, a estação atual
de Varginha sobreviveu ao abandono de anos e foi restaurada em 2009
(Foto Tibor Jablonsky).
ACIMA: Porta principal do prédio da
antiga estação ferroviária de Varginha em fevereiro
de 2010, depois de terminada a reforma da estação
(Fundação Cultural do Município de Varginha).
ACIMA: A via férrea como era
em Varginha em 2012. Ela é a linha cinza que vem desde a rua Aristides
Paiva (no alto do mapa, lá realmente ela acaba, para o norte
disso os trilhos foram arrancados em 1966) e depois desce para o
sul acompanhando um córrego que, embora azul, aparece como
também quase cinza, mas é muito mais tortuoso que
a linha, até o rio (é o rio Verde), onde passa a costeá-lo
pela sua margem direita (norte do rio), até o canto direito
inferior, onde segue para Três Corações. Em
2012, ainda existia tráfego até próximo à
foz do córrego com o Verde, vindo de Três Corações,
para carregamento e descarregamento da fábrica Fertipar,
naquele local. Já a estação fica no centro
da cidade (Google Maps).
ACIMA: Bela paisagem urbana. A
linha segue para o fundo no sentido da estação, um
quarteirão atrás do prédio em primeiro plano
(Foto Ralph M. Giesbrecht em 5/7/2012).
ACIMA:
A estação restaurada, em 2016. O restauro manteve
o pátio e os trilhos (Foto Antonio Leal em 11/2016).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Antonio Leal; Anita Di Marco; Manoel Monachesi; Rodrigo Cabredo;
Diovanni Resende; Afonso Henrique Paione de Carvalho; Correio do
Sul, 28/3/1978; O Estado de S. Paulo, 1924; http://www.blogdomadeira.com.br;
Fundação Cultural do Município de Varginha; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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