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VXY Mogiana em MG
Estações da linha
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Ibituruna
Aureliano Mourão
Bom Sucesso
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Saída para o ramal Aureliano-Lavras (até c. 1966): Macaia
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Saída para a linha de Divinópolis (a pat. de c. 1966): Posto PBA
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas (1887-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979)
AURELIANO MOURÃO
Município de Bom Sucesso, MG
Linha do Paraopeba - km 202,100 (1960)   MG-2770
Altitude: 786 m   Inauguração: 31.10.1887
Uso atual: abandonada (2018)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onded havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aureliano Mourão foi inaugurada em 1887. Aqui era o entroncamento das linhas que seguiam para Divinópolis e para Lavras. O seu nome homenageava o Dr. Aureliano Marins de Carvalho Mourão, primeiro presidente da EFOM. Nos anos 1930, o lugarejo vivia em torno da estação.

Tudo dependia de Bom Sucesso, ali perto. O prédio não tinha nem luz, apesar do enorme movimento de trens.

O prédio original da estação foi substituído pelo atual em 1940. O novo prédio, em forma de triângulo, facilitava as baldeações. Os trens que chegavam de São João del Rey entravam pela direita do prédio e dali seguiam para Divinópolis. Os que vinham desta cidade seguiam para Lavras, e os que vinham de Lavras seguiam para São João del Rey. O horário era fixado para que chegassem na mesma hora. Quando tudo dava certo, o movimento na estação era impressionante (Fonte: "Certa Ocasião...", Tarcísio José de Souza, 2001).

Em 1965, a linha de bitola estreita entre Lavras e Divinópolis, passando a três quilômetros de Aureliano Mourão, na nova estação chamada de Posto PBA, foi ampliada para métrica, fazendo a ligação Lavras-Divinópolis-Belo Horizonte, mantendo-se esta em atividade até hoje para trens cargueiros, e operada pela FCA. Porém, até Aureliano Mourão chegava apenas a velha linha de bitola mista, métrica e estreita, vinda de Antonio Carlos. A baldeação era feita mesmo no PBA.

A situação, de acordo com os Guias Levi, foi a seguinte em Aureliano Mourão: até 1965, Aureliano era bifurcação de três linhas de bitola 0,75 m (linhas para Antonio Carlos, para Ribeirão Vermelho e para Divinópolis); até 1979, apenas a linha para Antonio Carlos chegava a Aureliano Mourão. Após junho de 1979, não há registros, o que mostrava que os trens de bitola de 0,75 m que vinham de Antonio Carlos seguiam até o posto PBA, onde passava a linha de bitola métrica que, agora, era a Lavras-Divinópolis.

"Morei em São João del Rey entre 1975 e 1979. Tive a oportunidade de em 1975 fazer a viagem entre SJDR e Aureliano Mourão de trem. Aquela foi umas das últimas viagens entre aquelas estações, pouco tempo depois lembro da linha ser extinta, ainda nos anos 1970. Lembro-me que quando me mudei de SJDR em 1979, a linha para Aureliano Mourão já não existia" (Wagner Redua, 31/5/2018).

É de se ressaltar que falhas nos Guias Levi, principalmente nos anos 1970, não eram raras, infelizmente.

O tráfego na linha de bitola estreita cessou em junho de 1983, mas para Aureliano não iam mais trens desde o final dos anos 1970. A linha toda (Antonio Carlos-Aureliano Mourão, com a exceção do trecho São João del Rey-Tiradentes) foi erradicada em dezembro de 1984, deixando a estação sem trilhos.

A estação continuava de pé e a vila era habitada, lá virou um ponto de encontro de pescadores e era bem movimentado nos finais de semana, segundo Bruno N. Campos, em 28/11/2003.

"O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma ação contra o município de Bom Sucesso para que as Estações Ferroviárias de Bom Sucesso e de Aureliano Mourão fossem restauradas. Após a tramitação da ação (que foi julgada procedente) o municipio de Bom Sucesso cumpriu parte da sentença e já restaurou completamente a estação, seguindo projeto do IPHAN e, embora permaneça fechada, é utilizada às vezes para eventos culturais. Infelizmente o município de Bom Sucesso ainda não cumpriu a sentença judicial em relação à estação de Aureliano Mourão, que permanece abandonada" (Marco Tulio Faria Nunes, 10/3/2018).


ABAIXO: Na ainda antiga estação de Aureliano Mourão, a imagem desenhada na Igreja dos Matosinhos, em São João del Rey. Data desconhecida. Para ler bem a mensagem, CLIQUE SOBRE A IMAGEM.

ACIMA: Em março de 1979, as duas linhas que já existiam em Aureliano Mourão: a métrica (à esquerda) e a "bitolinha" de 76 cm, com a locomotiva a vapor. Ao fundo, a estação (Foto Herbert Graf).

ACIMA: Manobra em Aureliano Mourão, provavelmente início dos anos 1980 (Foto R. Gumbert).
ACIMA: A estação em 2015 (Foto Elton Fernandes).

(Fontes: Marco Tulio Faria Nunes; Bruno N. Campos; Herbert Graf; Elton Fernandes; Paul Waters: Samuel__; Tarcisio José de Souza: Certa Ocasião, 2001; West of Minas Narrow Gauge, 2001; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Aureliano Mourão em 1912: era o prédio antigo. Foto extraída do livro West of Minas Narrow Gauge, de Paul Waters, 2001

A estação em 1925. Autor desconhecido

Estação de Aureliano Mourão em 1982: é o prédio triangular de 1940. Foto extraída do livro West of Minas Narrow Gauge, de Paul Waters, 2001

A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos

Caixa d'água da estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos

A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos

A estação em 2004. Foto Bruno Nascimento Campos

A estação em 2010. Foto Samuel
     
Atualização: 13.10.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.