A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha do Sapucaí
...
Pedrão
Pedreira
Itajubá
...

Ramal de Sapucaí - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
V. F. Sapucaí (n/d-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1945)
PEDREIRA (SALTO?)
Município de
Ramal de Sapucaí - km 160 (1945)   MG-3257
Altitude: 1.094 m   Inauguração: 01.07.1934
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedreira foi inaugurada em 1934. Foi demolida, nada restando dela.

É possível que o seu primeiro nome tenha sido Salto, pois foi visitada em 1925 pelo Presidente Artur Bernardes para a sua inauguração nesse ano (mas oficialmente sua inauguração foi em 1934!) e ficava próximo à usina hidrelétrica de Bicas, depois Bicas do Meio, esta aberta em 1923. Esta suspeita se dá pela reportagem reproduzida aqui. Porém, faltam dados que confirmem isto; nos guias de horários, o nome Salto jamais foi encontrado por mim. Encontrei apenas o nome de Pedreira, em 1941.

Até 1960, pelo menos, a parada continuava ativa. Enfim, muitas dúvidas e poucas certezas.




AO LADO: A inauguração da estação em 1925 descrita pelo jornal em depoimento de Arthur Berbardes e sua visita à Usina de Bicas. Salto era Pedreira? (O Paiz, 25/10/1929).
     
   
     
     
Atualização: 17.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.