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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV - R. Delfim Moreira
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Quilômetro 4
Trotil
Biguá
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Rede Sul-Mineira (1927-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961)
TROTIL
Município de Itajubá, MG
Ramal de Delfim Moreira - km 185,066 (1957)   MG-2019
Altitude: 856 m   Inauguração: 23.10.1927
Uso atual: moradia (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Delfim Moreira saía de Itajubá e foi aberto em 1928. Nos anos 1930 havia planos de se prolongar a linha até o ramal de Piquete, que ficava próximo, mas no Estado de São Paulo e do outro lado da Serra da Mantiqueira. A ligação nunca saiu. O ramal foi extinto em 30/06/1961.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Trotil foi inaugurada em 1927.

"No ramal de Delfim Moreira só viajei até o Biguá, onde tínhamos amigos. Ia com meu avô, que era da Administração Fazendária do Estado. A gente pegava o trem de manhã. O trem, saindo da estação de Itajubá, pegava para o lado esquerdo e depois, numa bifurcação, novamente à esquerda - o direito ia para Pouso Alegre. Passava por dentro da cidade, cortando várias ruas, e ia parar na Fábrica de Armas: estação Pacatito, lembro-me bem o nome. Alguns chamavam de Quilômetro 4. Depois, continuava margeando o Rio Sapucaí, subindo o rio, e parava numa outra estação que esqueci o nome (Trotil). Mas quem se utilizava dela era o pessoal da zona rural que morava num local chamado de Ponte Santo Antônio, onde havia uma ponte sobre um afluente do Sapucaí, coberta de folhas de aço zincado. Dalí, o trem fazia uma curva acentuada para a esquerda e começava a subida da Serra da Mantiqueira. O trem normalmente era misto e, na época da safra de marmelo, transportava muita fruta e também a polpa já processada, acondicionada em latas" (Francisco Seixas, maio de 2008).

"De Delfim segui pelo asfalto da MG 350, na direção de Itajubá, por cerca de 11 km. Saí então do asfalto no bairro de Água Limpa. Logo peguei a esquerda e após uma curtíssima subida, entrei no antigo leito da ferrovia, convertido em estrada vicinal. Segui em frente por mais 3 km, até chegar a estação do Biguá, apenas para calibrar o odômetro. Voltei por onde vim, seguindo pela direita no entroncamento onde tinha vindo pela esquerda. Nesse trecho o leito ferrovíário segue servindo de estrada. Cerca de 3 km depois, passo pelo bairro de Santo Antonio e seu curto trecho calçado. Mais uns 500 metros e avisto do lado direito o que era a antiga estação do Trotil, convertida em residência. Pode-se observar claramente a plataforma de embarge murada e convertida em alpendre da casa. O resto da construção também apresenta modificações" (Ronald Colombini, 15/12/2010).

1924
AO LADO:
Autorização para a ligação do ramal com o de Piquete. (O Estado de S. Paulo, 4/11/1924).
(Fontes: Ronald Colombini; Francisco Seixas; O Estado de S. Paulo, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A antiga estação em 12/2010. Notar a plataforma de pedras embaixo do muro. Foto Ronald Colombini
   
     
     
Atualização: 05.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.