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V. F. Centro-Oeste
(1966-1975)
RFFSA (1975-1997)
FCA (1997-) |
ENGENHEIRO
BEHRING
Município de Lavras, MG |
Linha-Tronco - km 387,900 |
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MG-2039 |
Altitude: 897 m |
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Inauguração: 01.05.1966 |
Uso atual: FCA (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1966? |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Prudente foi aberta em 1966 no tronco da RMV - já
então chamada de V. F. Centro-Oeste, para servir de ponto de
saída para os ramais de Lavras a Três Corações
e de Lavras a Divinópolis, este uma retificação
de parte da antiga linha de bitola estreita (0,76 m) que ligava Ribeirão
Vermelho a Aureliano Mourão.
Por volta de 1977, a estação teve o nome alterado
para Engenheiro Behring.
"O nome oficial da estação é mesmo Engenheiro
Behring. Prudente é o nome do local, um bairro rural, daí
o fato do pessoal conhecer a estação por esse nome.
A estação existe até hoje e está funcionando.
Estive lá neste último final de semana, só que
não deixam mais a gente entrar. Cercaram todo o pátio,
puseram uma guarita, de forma que ninguém com máquina
fotográfica a tiracolo pode entrar. Somente os andarilhos e
pessoal "da roça" tem esse direito... O pátio
é enorme, pois o local é cruzamento dos trens que vão
de Arcos (MG) a Barra Mansa (RJ), levando calcário industrial
para a CSN, com os trens que vão de Belo Horizonte e Divinópolis
(MG) a Três Corações e Varginha (MG). Com o fechamento
das oficinas de Lavras pela FCA, toda a manutenção leve
e abastecimento das locomotivas passou a ser feito ali. Existe ainda
no local uma oficina para manutenção e pequenos reparos
em vagões, além de escritório da FCA, dormitório
de maquinistas, turma de pontes, etc. O local fica a mais ou menos
uns 5 km de Lavras" (José Agenor, 05/2005).
"O acesso à estação por carro é difícil
apesar de ficar muito próxima a Lavras, menos de 5 km. Na foto abaixo,
na parte superior esquerda a linha segue no sentido de Angra, para
a direita segue para Costa Pinto e para baixo vai no sentido da estação
de Lavras. O complexo da estação é realmente grande, várias oficinas
e prédios administrativos, tudo bem novinho, e com muito movimento;
a estação propriamente dita está no meio do triângulo onde convergem
as linhas. A ligação com Costa Pinto tem uns 4 ou 5 km, é uma subida
com pouquíssima inclinação e raios de curva muito grandes; graças
a vários cortes e aterros. Após cerca de 1 km, em direção a Lavras,
inicia-se o ramal de Divinópolis" (Carlos Miguez, 11/2005).
"Behring sempre foi no meio do nada. Tinha uma pequena oficina.
Não tinha passageiros em volta, ficava no meio do campo. Até para
chegar lá de carro era complicado, apesar de muito perto de Lavras.
Só embarcavam ferroviários, lá. Tanto é assim que a RFFSA mantinha
o suburbinho entre Ribeirão e lá, basicamente para seus funcionários
(e os horários atendendo seus interesses)" (Coaraci Camargo,
7/8/2011).
ACIMA: Pátio de Engenheiro Behring em
1999 (Foto João Batista Pereira).
ACIMA: Pátio
de Engenheiro Behring visto pelo satélite. No meio de nada,
realmente (Google Maps, 2008).
(Fontes: Carlos Miguez; Coaraci Camargo; José
Agenor; Renato Afonso; João Batista Pereira) |
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A estação, em 1982, ao fundo. Foto José
Agenor |
A estação, em 2001. É o prédio azul
e branco que aparece no alto, ao centro e ao fundo na foto.
Foto José Agenor |
A estação em 2004. Foto Renato Libeck |
A estação em 11/2005. Foto Carlos Miguez |
A estação em 2007. Foto Renato Afonso |
A estação (ao fundo) em 2013. Foto Paulo Gabriel Alves |
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Atualização:
09.11.2018
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