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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Canoas
Esteio
Sapucaia do Sul
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Mapa das linhas em 1940
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1989
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1911-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1994)
ESTEIO
Município de Esteio, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 860,860 (1960)
  RS-2705
Altitude: 29 m   Inauguração: 08.02.1911
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Esteio teria sido inaugurada em 1928. Esta seria a data oficial de sua inauguração em alguns documentos, mesmo porque o relatório da VFRGS de 1928 relata a "construção de uma nova casa para esta parada", já referindo-se a ela como Esteio.

Entretanto, em 1911, um livro contábil da Cie. Auxiliaire refere-se à "construção de uma estação de cruzamento no quilômetro 368+395, entre as estações de Canoas e Sapucaia", segundo o aviso no. 39, de 8/2/1911. Portanto, esta seria a abertura real da estação de Esteio. Realmente, uma foto assinada e datada de 1924 mostra a estação primitiva, chamada então de Parada 20.

Ela serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas as linhas para Caxias e Canela. A verdade é que a estação acabou sendo o ponto de nascimento da atual cidade do mesmo nome, que se formou à sua volta.

A velha estação foi demolida nos anos 1980. Por Esteio passam hoje (2020) os trilhos da TRENSURB, onde existe ali uma moderna estação.

Há divergências sobre onde ficaria a estação de Esteio, aquela que atendia à cidade antes de existir a linha do VLT da Trensurb: "Resido em Esteio/RS, e fiquei intrigado com a página sobre a estação da cidade. A localização informada na imagem do mapa não bate com a paisagem de uma das fotos (que tem uma curva logo antes da estação). Existia a Estação da foto na divisa de Esteio com Canoas e a Estação da hoje Praça Irmão Egidio Justo (para alguns "Praça do Clube do Comercio) (Outros dizem que na praça ficava uma parada apenas, sendo a estação principal a sinalizada pelo mapa. De fato, o local citado pelo Rafael faz muito sentido para ter tido uma parada ao menos, pois fica na área central da cidade (do outro lado da linha da Trensurb fica atualmente a empresa Votorantim) (Vinicius Pontin da Silva, em 26/6/2021).


ACIMA: No pátio da estação de Esteio, a chegada da locomotiva a vapor, possivelmente anos 1940 (www.esteio.rs.gov.br).

ACIMA: Ao lado da rodovia, no alto da foto, vê-se o "trem húngaro" trafegando na linha em Esteio - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Foto Evandro Posser nos anos 1980)

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ACIMA: A explicação da posição das duas estações de Esteio, por Mauro Duarte, em 2020: "O fragmento deste velho mapa está incompleto, porque havia sido usado com outra finalidade, mas serve para dar uma ideia da distância aproximada entre a velha estação e a atual do Trensurb. A antiga estaria a partir do retângulo azul na base da figura, próximo à seta que indica Porto Alegre - com tolerância de, no máximo, mais uns 200m em direção Sul. O mapa original tem escala de 1 cm=100 m, portanto foi fácil achar os cerca de 10 cm que representam 1km. Apesar da proximidade, são áreas hoje muito diferentes em importância e densidade populacional. Ignoro o que, no começo do Século XX, a atraiu para ali".

(Fontes: Evandro Posser; Germano Oscar Moehlecke: Estrada de Ferro - Contribuição para a história da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, 2002; www.esteio.rs.gov.br; Cia. Auxiliaire: aviso no. 39, 8/2/1911; Revista Ferroviária, 08/2000; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; VFRGS: Relatórios anuais, 1924-1969; Guias Levi, 1940-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A Parada 20, em 1924. Foto do livro Estrada de Ferro - Contribuição para a história da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, de Germano Oscar Moehlecke.

A estação de Esteio, provavelmente por volta de 1930, quando a cidade ainda não havia se formado. Foto do livro Estrada de Ferro - Contribuição para a história da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, de Germano Oscar Moehlecke.
 
     
     
Atualização: 13.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.