|
|
E. F. São
Paulo-Minas (1911-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
SÃO
SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Município de São Sebastião
do Paraizo, MG |
Linha-tronco original - km 136,612
(1960) |
|
MG-1390 |
Altitude: 928 m |
|
Inauguração: 15.05.1911 |
Uso atual: sede do Corpo de Bombeiros do município
(2010) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Sebastião do Paraíso foi aberta
em 1911 e era o ponto final da E. F. São Paulo-Minas.
Apenas três anos mais tarde, foi aberta também na cidade
uma nova estação, com o mesmo nome, mas da Mogiana,
estação esta que pertencia ao ramal de Passos
e que ligava Guaxupé a Passos.
As duas estações foram ligadas entre
si por trilhos.
Em 1976, os trens de passageiros deixaram de circular pela São
Paulo-Minas, e apenas um ano depois, pela Mogiana, naquele ramal.
Na época, tudo já era Fepasa. Os trilhos atravessavam
a atual avenida onde hoje estão as duas estações,
passava em diagonal na frente da estação da São Paulo-Minas e entrava
no pátio. Os trilhos dela foram retirados antes de 1980 e unificados
com os da Mogiana. Posteriormente, foi feito o desvio (por volta de
1990) por fora da cidade, desviando o tráfego da estação da Mogiana
diretamente para Itaú de Minas.
Em 1982 foi inaugurado um Centro Social Urbano (uma praça de
esportes), e neste ano os trilhos já não estavam mais lá.
A linha Ribeirão Preto-Passos, agora formada e que na
verdade não alcançava Passos, mas sim Itaú
de Minas (pouco antes), por causa do transporte de cimento da
fábrica hoje da Votorantim, não durou muito:
em meados dos anos 1990 já estava tudo abandonado, e assim
permanecia em 2014.
A estação em 2010 era a sede do Corpo de Bombeiros da
cidade.
(Veja também SÃO SEBASTIÃO
DO PARAISO - CIA. MOGIANA)
AO LADO:
Diminuição dos trens de passageiros cria
problemas para a cidade
(O Estado de S. Paulo, 30/1/1914).
|
|

|
AO LADO: Em 1929, as duas estações
quase no mesmo ponto causavam problemas no trânsito
da cidade (O Estado de S. Paulo, 28/2/1929).
|

ACIMA: Posição, em 2010, das
duas estações ferroviárias de São Sebastião
do Paraíso, da São Paulo-Minas e da Mogiana (Google
Maps, diagramação Tárcio Candiani).
(Fontes: Nilson Rodrigues; Marcelo Mathias;
Fabio Minatti; Dantas Nunes; O Estado de S. Paulo, 1929; FEPASA: Relatório
de instalações fixas, 1986; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|

A estação nos tempos de Ademar governador (anos
1940?) Acervo Fabio Minatti |

A estação nos "bons tempos". Acervo
Marcelo Mathias |

A estação em 1986, ainda com seus trilhos. Foto
do relatório de instalações fixas da Fepasa |

A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues |

A estação em 2010. Foto Nilson Rodrigues |
|
|
|
|
|
Atualização:
01.06.2017
|
|