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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Sertãozinho-nova
Sertãozinho
Francisco Schmidt
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ram. de Sertãozinho-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-1998)
SERTÃOZINHO
Município de Sertãozinho, SP
Ramal de Sertãozinho - km 23,567 (1937)   SP-2843
Altitude: 555 m   Inauguração: 01.08.1899
Uso atual: em reforma (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Sertãozinho foi aberto em 11/08/1899, ligando a estação de Barracão, em Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana, à cidade de Sertãozinho. Sete anos depois, em 1906, o ramal foi prolongado até a fazenda do cel. Francisco Schmidt, em Vassoural. Com isso, em 25/11/1906, foi concluído o trecho que iria até Vassoural, onde estava a usina, onde foi inaugurada uma estação com o seu nome. Em 1914, o ramal foi prolongado até a estação de Pontal, da Paulista, onde se interligaria com as suas linhas. Em 1964, o ramal passou a sair da estação de Ribeirão Preto-nova, e Barracão passou a integrar o próprio ramal. Em 1970, a Mogiana assumiu o tráfego do trecho unido ao da Paulista, Pontal-Pssagem, e em 1971, com a criação da Fepasa, o acordo perdeu a razão de ser. Até 1976, correram trens de passageiros no trecho, quando foram suprimidos. Hoje o ramal está abandonado, com promessas de reativação nunca cumpridas pela atual concessionária do trecho, a Ferroban.
 
A ESTAÇÃO: A estação da cidade de Sertãozinho foi aberta em 1899. Um ano antes ainda se discutia em que local ela seria construída (ver caixas abaixo, ref. 1898).

A estação foi construída finalmente e inaugurada em 1899. Porém, parece que o local escolhido não agradou. Uma notícia de 1905 (ver caixas abaixo) afirmava que a estação de 1899 mudaria de local. Não ficou claro o motivo da mudança e se e se foi construída realmente uma nova estação. No entanto, sabe-se que em 1909 a estação existente (que deve ser a que continua por lá) sofreu uma ampliação.

Um ano antes, os jornais anunciavam que a estação de Sertãozinho iria ser dotada de luz elétrica (O Estado de S. Paulo, 8/9/1908). Não havia muitas com tal melhoramento até então.

Os trens de passageiros cessaram em 1976.

Em 1986, a estação ainda trocava staff para cargueiros.

Em 2005, estava desativada e servindo de sede para um batalhão da Polícia Militar.

Em 2019,
o prédio se encontrava abandonado desde o final de 2017, quando a PM deixou o local e se instalou no Alto do Ginásio
Desde então mendigos e usuários de drogas ocupavam o local. Todas as portas do lado da plataforma foram derrubadas e quebradas. A estação se encontrava em estado crítico e se nada for feito pode até ocorrer desmoronamento, devido à estrutura estar sem manutenção adequada para um prédio de quase 100 anos.

Junto ao prédio da ex-estação, havia em 2019 um carro de aço de segunda classe da FEPASA de Botucatu, cedido para uma entidade para promover um trem turístico de nome "trem da cana" numa linha que estava completamente abandonada desde 2000. O carro já se incendiou depois da cessão e mais um projeto de trem turístico foi "para as calendas", assim como mais de 90% dos projetos com esse fim no Brasil.

Dennis Waltwin, de Sertãozinho, em 9/8/2022: "A estação de Sertãozinho está em reforma para abrigar um museu ferroviário, cujas obras iniciaram a poucas semanas de restauração do edifício da estação. Quanto ao carro de passageiros na única linha que restou no pátio, que já estava em ruínas desde que foi incendiado em 2016, eu me lembro que morava um pouco longe da estação e um amigo meu que estava mais próximo me avisou. Fui lá ver a situação, trágica, sendo mais estranho é que ainda por ali estava sendo ocupada pelo batalhão da Polícia Militar. Logo em seguida, eles saíram da estação para outro local, e até algumas semanas atrás a estação ainda estava abandonada e fechada, com uso somente do pátio já que o canil ficava no final esquerdo do pátio. Isto não evitou os furtos e depredação de algumas partes do prédio¨.

(Veja também a estação de SERTÃOZINHO-NOVA) e a estação de SERTÃOZINHO - tronco da Mogiana)

1898
À ESQUERDA:
A imprensa da cidade tenta convencer a Mogiana a construir a estação e o ramal (O Estado de S. Paulo, 6/8/1898).

1898
À ESQUERDA:
Duas semanas depois, há briga entre a Paulista, a Mogiana e a câmara municipal sobre quem construiria o ramal - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 20/8/1898).

1898
À ESQUERDA:
Licitação para a construção do ramal (O Estado de S. Paulo, 20/8/1898).

1898
À ESQUERDA:
Duas semanas depois, há briga entre a Paulista, a Mogiana e a câmara municipal sobre quem construiria o ramal (O Estado de S. Paulo, 17/12/1898).

1900
À ESQUERDA:
O ramal vai prossegiur até Pitangueiras (O Estado de S. Paulo, 12/03/1900).

1902
À ESQUERDA:
Novo chefe para a estação de Sertãozinho (O Estado de S. Paulo, 17/4/1902).

1905
À ESQUERDA:
Mudou de local a estação de Sertãozinho? (O Estado de S. Paulo, 30/3/1905).

1906
À ESQUERDA:
Prolongando o ramal (O Estado de S. Paulo, 27/01/1906).

1910
À ESQUERDA:
Incentivos para se embarcar mercadorias no ramal de Sertãozinho. É possível que o ramal de Pontal, da Paulista, muito próximo, estivesse fazendo concorrência severa à Mogiana (O Estado de S. Paulo, 8/6/1910).

1917
À ESQUERDA:
Colisão de locomotiva com uma carroça numa passagem de nível do ramal de Sertãozinho) O Estado de S. Paulo, 24/01/1917).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1899 a 1976. Na foto à esquerda, uma litorina está na estação de Pontal, terminal do ramal. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

1948
À ESQUERDA:
A imprensa da época afirmava que era preferível viajar por estrada de terra até Barrinha, estação do tronco da Cia. Paulista situada a 22 quilômetros de Sertãozinho, do que tomar o trem da Mogiana direto na estação, baldear em Ribeirão Preto e depois em Campinas para chegar a São Paulo (Folha da Manhã, 12/3/1948).

ACIMA: Esquema do pátio de Sertãozinho em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).

ACIMA: A estação e diversos vagões-tanque. Anos 1970? (Cultura STZ/Fernando Pereira).

ACIMA: Praça à frente da desativada estação de Sertãozinho, em foto de 13/8/2011 (Foto Rodrigo Flores).

ACIMA: Em 2019, "Trem da cana", cedido para ser trem turístico, mas que jamais funcionou. Está parado junto ao prédio da ex-estação (Foto Silvio Rizzo em 7/1/2019).

ACIMA: Em 2019, "Trem da cana", cedido para ser trem turístico, mas que jamais funcionou. Está parado junto ao prédio da ex-estação (Foto Silvio Rizzo em 7/1/2019).

ACIMA: Estação de Sertãozinho em reforma em julho de 2022 (Foto Dennis Waltwin)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Dennis Waltwin; Fernando Camilow; Silvio Rizzo; Fernando Pereira; Rodrigo Cabredo; Belarmino Alcoforado; Cultura STZ; Caio Bourg; Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1910; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, por volta de 1910. Album da Mogiana

A estação, sem data. Cultura STZ/Fernando Pereira

A estação nos anos 1970. Foto Belarmino Alcoforado

A estação em 1987, ainda com o pátio cheio de vagões. Acervo Fernando Pereira

A estação em 1987. Acervo Fernando Pereira

A estação de Sertãozinho, em 07/11/1997. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Sertãozinho, em 07/11/1997. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação. Foto Rodrigo Cabredo em 09/2001

A estação, ao fundo. Foto Rodrigo Cabredo em 09/2001

A estação em 2005, já como sede do batalhão. Acervo Fernando Pereira

A estação em 2015. Foto Silvio Rizzo

A estação em 7/1/2019. Foto Silvio Rizzo
     
Atualização: 09.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.