A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Volta Redonda
Santo Amaro
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2009
...
 
Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1947)
CMTC (1947-1966)
SANTO AMARO (TRAMWAY)
Município de São Paulo, SP
Tronco - km 18,5 (1890)   SP-3886
    Inauguração: 1886
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886?
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Amaro foi inaugurada em 1886. A
Uma nota interessante sobre a Estação Santo Amaro da Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro. A Estação de Passageiros do tramway a vapor de Santo Amaro (existia outra estação só para cargas), foi construída em 1885 e demolida em 1966. Eu cheguei a ver a estação abandonada na Av. Adolfo Pinheiro. A demolição desta Estação foi polêmica: o povo era contra a demolição, inclusive o engenheiro da demolidora. Poucos perceberam que a estação não foi demolida, foi desmontada. E todo material, tijolos, portas, janelas, foi levado para um depósito no Brooklyn, de propriedade do engenheiro. Em 2001 tive oportunidade de ver o material. Impressionante os tijolos importados de 50 x 30 centímetros, as portas e janelas enormes. Recentemente o engenheiro faleceu e a primeira providencia dos herdeiros foi uma limpeza para vender o depósito. E jogaram tudo fora (Werner Vana, 5/3/2010).
única estação conhecida mostra que ela sobreviveu ainda por algum tempo na linha da Light, que comprou a Cia. Carris em 1900 e mudou a linha em 1913, eletrificando-a e usando-a com bondes. A estação de passageiros ficava onde atualmente se situa o colégio Lineu Prestes e a Praça Santa Cruz na avenida Adolfo Pinheiro. Foi demolida em 1966 (ver relato à esquerda). Exatamente à sua frente existia o armazém de cargas.

ACIMA: último bonde a vapor correu em 7 de julho de 1913. O primeiro elétrico, em 8 de julho (Correio Paulistano, 5 e 8/7/1913).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werner Vana; acervo Julio Abe; Correio Paulistano, 1913; Carlos Fatorelli: Novos Trilhos nas Velhas Trilhas: Santo Amaro e Jardim São Luiz, 2009)
     

Acima, a estação de Santo Amaro, na avenida Adolfo Pinheiro, provavelmente anos 1920...
...onde o bonde mostra que a linha ali já era a eletrificada da Light. Nesse ponto a linha eletrificada passava no mesmo ponto da original. Notar que não há desvios para descer em sua plataforma, o que... ...pode significar que ela já estivesse desativada ou com funções diferentes. Ela, de qualquer forma, sobreviveu à velha linha a vapor do Tramway por bastante tempo.

A estação, em 1930. Acervo Julio Abe

Estação de cargas, em frente à de passageiros. Foto sem data. Acervo Werner Vana
 
     
Atualização: 09.07.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.