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VXY Mogiana em MG
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Volta Redonda
Santo Amaro
Ponto da Villa
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2009
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Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1947)
CMTC (1947-1968)
SANTO AMARO (TRAMWAY)
Município de São Paulo, SP
Tronco - km 18,5 (1890)   SP-3886
Altitude: -   Inauguração: 1886
Uso atual: demolida em 1966   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: década de 1910?
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Amaro foi inaugurada em 1886, mas não com o prédio mostrado nesta página. Este parece ter sido construído já pela Light (embora haja quem diga que ele foi construído em 1886, pouco provável devido ao estilo do prédio - ver caixa abaixo).

Alguns horarios do Tramway publicados nos jornais colocam duas estações em Santo Amaro: a estação com esta nome e uma posterior, "Ponto da Vila" (ver caixa abaixo, de 1886), que seria a terminal. Durou algum tempo, mas não consegui ter mais informações sobre esta estação (ou parada).

Na época da compra pela Light (1900), já existia um prédio na estação, mas deveria ser outro. A confirmar.

A estação de passageiros ficava onde atualmente se situa o colégio Lineu Prestes e a Praça Santa Cruz, ambas na avenida Adolfo Pinheiro. Foi demolida em 1966 (ver relato à esquerda). Exatamente à sua frente existia o armazém de cargas.


Uma nota interessante sobre a Estação Santo Amaro da Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro. A Estação de passageiros do tramway a vapor de Santo Amaro (existia outra estação só para cargas), foi construída em 1885 e demolida em 1966. Eu cheguei a ver a estação abandonada na Av. Adolfo Pinheiro. A demolição desta Estação foi polêmica: o povo era contra a demolição, inclusive o engenheiro da demolidora. Poucos perceberam que a estação não foi demolida, foi desmontada. E todo material, tijolos, portas, janelas, foi levado para um depósito no Brooklyn, de propriedade do engenheiro. Em 2001 tive oportunidade de ver o material. Impressionante os tijolos importados de 50 x 30 centímetros, as portas e janelas enormes. Recentemente o engenheiro faleceu e a primeira providencia dos herdeiros foi uma limpeza para vender o depósito. E jogaram tudo fora
1885-1966
AO LADO: Histórias. Werner V

ana, 5/3/2010.

ACIMA: No segundo ano de opoeração da ferrovia, havia duas estações em Santo Amaro: a que tinha o nome do bairro e a que se chamava "ponto da vila" - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, 9/5/1886).

1891
AO LADO: Por que havia trilhos além da estação terminal? Por que queriam retirá-los? (O Estado de S. Paulo, 22/10/1891).

1893
AO LADO: A chuva e o transporte em Santo Amaro (O Estado de S. Paulo, 31/1/1893).


ACIMA: O prédio da estação de Santo Amaro, bem como o das outras quatro estações existentes na época e a ferrovia inteira, estavam à venda em 1900 em leilão. Foram adquiridos pela Light no mesmo ano (O Estado de S. Paulo, 14/3/1900).

ACIMA: último bonde a vapor correu em 7 de julho de 1913. O primeiro elétrico, em 8 de julho (Correio Paulistano, 5 e 8/7/1913).

1920
AO LADO: Aumento da estação. Terá sido realmente feita? (O Estado de S. Paulo, 27/2/1920).

1934
AO LADO: Ajardinamento da praça da estação (O Estado de S. Paulo, 1/6/1934).

1934
AO LADO: Ajardinamento da praça da estação (O Estado de S. Paulo, 1/6/1934).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werner Vana; acervo Julio Abe; Correio Paulistano, 1913; Carlos Fatorelli: Novos Trilhos nas Velhas Trilhas: Santo Amaro e Jardim São Luiz, 2009)
     

Acima, a estação de Santo Amaro, na avenida Adolfo Pinheiro, provavelmente anos 1920...
...onde o bonde mostra que a linha ali já era a eletrificada da Light. Nesse ponto a linha eletrificada passava no mesmo ponto da original. Notar que não há desvios para descer em sua plataforma, o que... ...pode significar que ela já estivesse desativada ou com funções diferentes. Ela, de qualquer forma, sobreviveu à velha linha a vapor do Tramway por bastante tempo.

A estação, em 1930. Acervo Julio Abe

Estação de cargas, em frente à de passageiros. Foto sem data. Acervo Werner Vana
 
     
Atualização: 04.02.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.