Trem do ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe
(Paraná)

 

E. F. São Paulo-Rio Grande
(1922-42); RVPSC (1942-69)

Bitola: métrica



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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Histórico: O ramal de Barra Bonita e do Rio do Peixe começou a operar em 1933 da cidade de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema até a cidade de Tomazina. Foi sendo prolongado e no ano de 1948 atingiu seu ponto máximo, na estação de Lysimaco Costa, na zona rural do município de Figueira. Daí operou somente até 1969, quando, principalmente devido à pouca exploração das minas de carvão ao longo da linha, razão da existência da ferrovia, foi suprimido, juntamente com os trens de passageiros, que, por sua vez, sempre foram pequenos trens mistos.

Estações da linha: Wenceslau Braz (1922) - Cerradinho (1922) - Tomazina (1922) - Pinhalão (1924) - Japira (1925) - Ibaiti (1925) - Artur Bernardes (1940) - Eusébio de Oliveira (1943) - Lysimaco Costa (1948).

Percurso: Wenceslau Braz-Lysimaco Costa. O ramal tinha 286 quilômetros de extensão.

Trens de passageiros:
trens mistos. Yrafegaram desde a abaertura do ramal. Chegaram no final da sua existência a ser tracionados por locomotivas diesel. Os trens corriam somente no ramal, sendo obrigatória a baldeação na estação de Wenceslau Braz para seguir viagem por via ferroviária.
Trem misto chegando na estação de Japira, no final dos anos 1960. Autor desconhecido. Acervo Wagner Monteiro de Assis.