Campo Grande - Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) |
Noroeste
(1953-1975) Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
O trem do ramal de Ponta Porã, que partia da estação de Campo Grande mas que percorria linha própria somente a partir da estação de Indubrasil (onde era seu quilômetro zero), começou a circular em 1953, quando toda a linha ficou pronta. Porém, já havia trens percorrendo trechos menores que foram sendo entregues, o primeiro em 1944 até Maracaju, o segundo até Dourados em 1949. Somente em 1/6/1996 este trem foi desativado, tendo sido ele um dos últimos trens de passageiros a deixar de funcionar no País. |
Percurso: Campo Grande
- Ponta Porã (ramal de Ponta Porã, saindo de Indubrasil) |
O trem Campo Grande-Ponta Porã
funcionou de 1953 (ou 1944, nos trechos incompletos) atendendo às
cidades do sul do esntão Estado do Mato Grosso, numa viagem
que levava 9 horas. Foi descontinuado em junho de 1996, por causa
da privatização da Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil,
para uma concessionária que não tinha o menor interesse
em mantê-los e que, por contrato, nem o poderia. As fotos abaixo
mostram o trem no seu início, no seu auge e no seu triste final.
"Com capacidade para transportar 200 pessoas nos 300 quilômetros
do trecho, o que foi o último trem de passageiros explorado
pela RFFSA circulava três vezes por semana em cada sentido e
jamais transportava mais do que 60 pessoas. O público preferia
os ônibus, que cumpriam o trajeto em quatro horas enquanto o
trem demorava quinze". (Revista CNT. junho de 1996) |
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