Trem São Luiz-Teresina
(Maranhão/Piauí)

 

E. F. São Luiz-Teresina (1913-1975)
RFFSA (1975-1991)

Bitola: métrica

ACIMA: Estação de São Luiz, em 2004, hoje desativada. Daqui saíam os trens para Teresina (Foto Ilka Vasconcelos).
ABAIXO: Estação de Teresina, em 2003 (Acervo Wanderley Duck)

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

A primeira viagem ente as cidades de São Luis, MA, e Teresina, PI, foi feita em 31 de dezembro de 1938, logo depois de inaugurada a ponte que cruzava o rio Parnaíba, que corre ao longo de Teresina na divisa dos dois Estados. Entre 1926 e 1938, o trem vinha de São Luís e parava na estação de Timon, pequena cidade maranhense à frente de Teresina. Os passageiros desciam e cruzavam o rio por barcas para chegar À capital piauiense.
O trem sempre foi misto, ou seja, tinha vagões cargueiros e de passageiros. Durou até janeiro de 1991, quando foi extinto, já com péssimos serviços.

Percurso: São Luiz, MA - Teresina, PI

Origem da linha:
A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (depois Flores, hoje Timon). Em 1919 foi aberto o trecho, de São Luiz a Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.




ACIMA: O trem Maranhão-Piauí, como era chamado nos tempos da RFFSA em foto de 1973. Local ignorado. Note-se a pobreza e os vendedores da plataforma
de algumas estação não identificada
(Foto Barnabas Boshart, cartão postal).

De Teresina, era possível, mas isto somente a partir de 1967, partir com trens de passageiros para Fortaleza, CE e também para Parnaíba. PI. Se-lo-ia também para Paulistana, PI, e Petrolina, PE, se tivessem concluído a ligação entre Teresina e Paulistana, fato nunca ocorrido e que seria o prolongamento da E. F. Petrolina a Teresina, que somente alcançou Paulistana e ficou por ali mesmo no ano de 1938. Esta ferrovia foi desativada em 1972.

ABAIXO: Descrição de uma viagem de trem publicada no jornal Jornal do Brasil em 16 de novembro de 1980, de autoria dos jornalistas Celso Utzeri, Fernando
Zamith, Heraldo Dias, Jaime Tadeu Lechinsky, Juarez Porto e Eimar Magalhães.