Trem Porto Alegre-General Câmara
(Rio Grande do Sul)

 

VFRGS/RFFSA (1962-1982)

Bitola: métrica.


Acima, a estação de General Câmara, por volta de 2000 (Foto: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 228)

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Quando, em 1963, foi aberta a variante Barreto-Ramiz Galvão, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foram desativadas diversas estações na linha original, entre elas, Amarópolis, antiga Santo Amaro, e a parada Otacílio Pereira. Na mesma linha, deveria ter sido desativada a estação de General Câmara, onde estava o Arsenal de Guerra, mas, provavelmente por intervenção do Exército, foi construída entre a variante e esta estação um ramal de 6 quilômetros para que os trens pudessem continuar a chegar até ela e transportar os militares e possíveis cargas e maquinário do Exército.

Percurso: Porto Alegre - Argemiro Dornelles-General Câmara
Origem das linhas:
O trecho de Porto Alegre a Argemiro Dornelles foi construído parte em 1883, parte em 1910 e parte em 1963. O ramal foi construído em 1963, possivelmente utilizando parte do leito desativado da velha linha
Estado atual: o ramal foi desativado provavelmente em meados dos anos 1980

Fontes para a página: Guias Levi, 1960-84; Trens de Passageiros e Mistos, Horários e Outras Informações, atualizado em 28/02/1982, RFFSA.

Em setembro de 1962, os trens utilizados ainda eram os da linha Porto Alegre-Uruguaiana, que paravam em General Câmara. Pouco tempo depois, a linha foi retirada da cidade e foi construído um ramal ligando a nova linha, na estação de Argemiro Dornelles à cidade. Os guias de horários mostram trens ligando diretamente Porto Alegre a General Câmara passando já pelo ramal desde pelo menos outubro de 1965 e até 1979, sendo que ainda se vêem horários para ele no guia de horários da RFFSA de 1982 (ver fonte acima). Este trem, uma espécie de subúrbio para militares (não sei se somente os militares podiam-no utilizar), partia sempre por volta de 17h30 de Porto Alegre e, de General Câmara, sempre por volta das 05:30 da manhã. As paradas nas estações intermediárias eram facultativas, ou seja, se tivesse gente para descer ou subir, ele pararia. O ramal saía da estação de Argemiro Dornelles, na variante, tinha uma parada no km 258, onde havia um triângulo de reversão (mais tarde, esta parada passou a ser chamada de "Quilômetro 2", possivelmente por estar a dois quilômetros do início do ramal) e aí seguia mais quatro quilômetros até chegar a General Câmara. O percurso total desde Porto Alegre era de cerca de 86 quilômetros e era um trem específico, ou seja, não era o mesmo trem que seguia para Uruguaiana e que se dividia na estação de Argemiro. Algumas fontes citam apenas carros-motor e, no final (anos 1980), trens Minuano, correndo nessa linha, mas os guias citam também trens mistos. Em todos os horários consultados, jamais houve divisão, e o trem que seguia para o interior partia de Porto Alegre (estação central) mais tarde, cerca de meia hora ou uma hora. No guia da RFFSA de 1982, citado acima, é dada uma frequência diária de 2a a 6a feira, uma velocidade média de cerca de 26-27 km horários, e era um trem misto, com "duas poltronas de primeira classe". Isto em 1982. Até pelo menos 1979, o trem era de passageiros (A-1) e o misto existiu em uma época ou não, mas sempre como uma alternativa ao de passageiros, neste caso, havendo dois horários diários. "Inicialmente, na linha Porto Alegre-General Câmara, corriam carros-motores; no final do transporte de passageiros, já sob controle da RFFSA, os Minuano, então já retirados das linhas principais, passaram a fazer o serviço, ligando General Câmara a Porto Alegre" (Eduardo S. L. Wizniewsky, 11/2005). "Eu fiz uma das últimas viagens do Minuano, quando em 1975 viajei para General Câmara, pois o carro-motor que servia essa cidade estava enguiçado. Fiquei triste com o estado dos dois carros do Minuano utilizados, com vidros quebrados, bastante danificado. Fim de um glorioso e belo trem que cruzou diversas vezes os pampas gaúcho." (Marcus Anversa, 04/2003)

Acima, o Minuano, sem data. Foto tirada provaveelmente quando a composição ainda fazia a linha Porto Alegre-Uruguaiana, e não o percurso Porto Alegre-General Câmara (Acervo José Emilio Buzelin).