Trem Porto Alegre-General
Câmara (Rio Grande do Sul) |
VFRGS/RFFSA
(1962-1982) Índice |
Quando, em 1963, foi aberta a variante Barreto-Ramiz Galvão, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foram desativadas diversas estações na linha original, entre elas, Amarópolis, antiga Santo Amaro, e a parada Otacílio Pereira. Na mesma linha, deveria ter sido desativada a estação de General Câmara, onde estava o Arsenal de Guerra, mas, provavelmente por intervenção do Exército, foi construída entre a variante e esta estação um ramal de 6 quilômetros para que os trens pudessem continuar a chegar até ela e transportar os militares e possíveis cargas e maquinário do Exército. |
Percurso:
Porto Alegre - Argemiro Dornelles-General Câmara |
Em
setembro de 1962, os trens utilizados ainda eram os da linha Porto
Alegre-Uruguaiana, que paravam em General Câmara. Pouco
tempo depois, a linha foi retirada da cidade e foi construído
um ramal ligando a nova linha, na estação de Argemiro
Dornelles à cidade. Os guias de horários mostram trens
ligando diretamente Porto Alegre a General Câmara passando já
pelo ramal desde pelo menos outubro de 1965 e até 1979, sendo
que ainda se vêem horários para ele no guia de horários
da RFFSA de 1982 (ver fonte acima). Este trem, uma espécie
de subúrbio para militares (não sei se somente os militares
podiam-no utilizar), partia sempre por volta de 17h30 de Porto Alegre
e, de General Câmara, sempre por volta das 05:30 da manhã.
As paradas nas estações intermediárias eram facultativas,
ou seja, se tivesse gente para descer ou subir, ele pararia. O ramal
saía da estação de Argemiro Dornelles, na variante,
tinha uma parada no km 258, onde havia um triângulo de reversão
(mais tarde, esta parada passou a ser chamada de "Quilômetro
2", possivelmente por estar a dois quilômetros
do início do ramal) e aí seguia mais quatro quilômetros
até chegar a General Câmara. O percurso total desde Porto
Alegre era de cerca de 86 quilômetros
e era um trem específico, ou seja, não era o mesmo trem
que seguia para Uruguaiana e que se dividia na estação
de Argemiro. Algumas fontes citam apenas carros-motor e, no final
(anos 1980), trens Minuano, correndo nessa linha, mas os guias citam
também trens mistos. Em todos os horários consultados,
jamais houve divisão, e o trem que seguia para o interior partia
de Porto Alegre (estação central) mais tarde, cerca
de meia hora ou uma hora. No guia da RFFSA de 1982, citado acima,
é dada uma frequência diária de 2a a 6a feira,
uma velocidade média de cerca de 26-27 km horários,
e era um trem misto, com "duas poltronas de primeira classe".
Isto em 1982. Até pelo menos 1979, o trem era de passageiros
(A-1) e o misto existiu em uma época ou não, mas sempre
como uma alternativa ao de passageiros, neste caso, havendo dois horários
diários. "Inicialmente,
na linha Porto Alegre-General Câmara, corriam carros-motores;
no final do transporte de passageiros, já sob controle da RFFSA,
os Minuano, então já retirados das linhas principais, passaram a fazer
o serviço, ligando General Câmara a Porto Alegre" (Eduardo
S. L. Wizniewsky, 11/2005). "Eu
fiz uma das últimas viagens do Minuano, quando em 1975 viajei
para General Câmara, pois o carro-motor que servia essa cidade estava
enguiçado. Fiquei triste com o estado dos dois carros do Minuano utilizados,
com vidros quebrados, bastante danificado. Fim de um glorioso e belo
trem que cruzou diversas vezes os pampas gaúcho." (Marcus
Anversa, 04/2003) |
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