Cia. Paulista
de Estradas de Ferro (1891-1960)
Bitola: 60 cm
A estação
da Aurora, em 1998, já desativada havia quase 30 anos, ponto
final do antigo ramal (Foto Ralph M. Giesbrecht).
Horários
do trem da Aurora (ramal Descalvadense) em 1948 (Guia Levi, 1948).
Veja também:
Índice
Estação
de Descalvado
Contato
com o autor
Nota: As informações contidas nesta
página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente
por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época.
Portanto é possível que existam informações
contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas
vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia
em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente,
o mesmo acontecendo com horários, composições
e trajetos (o autor).
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Trem de passageiros da Cia. Paulista
que existiu enquanto existiu a linha de bitola estreita ("bitolinha")
que ligava as estações de Descalvado, no extremo do
ramal de Descalvado, da mesma ferrovia, e de Aurora, na extremidade
do ramal Descalvadense, seu nome oficial, e que tinha cerca de 13
quilômetros apenas. Iniciou as atividades em 1891 e terminou
em 1960.
Mapa
de Descalvado, mostrando a linha do ramal Descalvadense (para o sul
da cidade de Descalvado) e, para nordeste, a linha do ramal de Descalvado
de
bitola larga. (IBGE, 1958)
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Percurso:
Descalvado - Aurora (ramal Descalvadense)
Origem da linha:
O ramal Descalvadense foi construído por fazendeiros da região
e vendido à Cia. Paulista poucos meses antes de iniciar as atividades,
em 1891. Foi desativado totalmente em 1960. |
Comentários: O
trem de passageiros do ramal era chamado de "trenzinho da Aurora"
pelos passageiros de Descalvado, que o utilizavam para ir à
zona rural do município.
O
"trenzinho" pronto para partir da estação
de Descalvado, c. 1920. Na plataforma da esquerda, chegava e saía
o "trenzão". Cópia
cedida pela Câmara Municipal de Descalvado.
Também era
chamado de "trenzinho", em contraposição ao
"trenzão", que era o de bitola
Desastre
com o trem de passageiros no ramal, em 1956. Cópia cedida pela
Câmara Municipal de Descalvado.
larga que chegava
também à estação de Descalvado, vindo
de São Paulo. Era usado também para pescarias e passeios
ao salto do Pântano, rio que acompanhava a linha em quase toda
sua extensão, além de levar os funcionários do
horto da ferrovia localizado junto à estação
terminal da Aurora. Tinha apenas uma estação intermediária,
de nome Pântano, e duas paradas em fazendas ao longo da linha.
Hoje, do ramal, apenas resta a estação de Aurora, transformada
em escritório de uma granja, e algumas casas da antiga vila
ferroviária, bem como três locomotivas em mau estado,
duas delas em Cajamar, SP.
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