Trenzinho da Aurora
(Ramal Descalvadense)
(São Paulo)

 

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960)

Bitola: 60 cm

A estação da Aurora, em 1998, já desativada havia quase 30 anos, ponto final do antigo ramal (Foto Ralph M. Giesbrecht).
Horários do trem da Aurora (ramal Descalvadense) em 1948 (Guia Levi, 1948).

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Estação de Descalvado

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de passageiros da Cia. Paulista que existiu enquanto existiu a linha de bitola estreita ("bitolinha") que ligava as estações de Descalvado, no extremo do ramal de Descalvado, da mesma ferrovia, e de Aurora, na extremidade do ramal Descalvadense, seu nome oficial, e que tinha cerca de 13 quilômetros apenas. Iniciou as atividades em 1891 e terminou em 1960.

Mapa de Descalvado, mostrando a linha do ramal Descalvadense (para o sul da cidade de Descalvado) e, para nordeste, a linha do ramal de Descalvado de bitola larga. (IBGE, 1958)

Percurso: Descalvado - Aurora (ramal Descalvadense)
Origem da linha:

O ramal Descalvadense foi construído por fazendeiros da região e vendido à Cia. Paulista poucos meses antes de iniciar as atividades, em 1891. Foi desativado totalmente em 1960.

Comentários: O trem de passageiros do ramal era chamado de "trenzinho da Aurora" pelos passageiros de Descalvado, que o utilizavam para ir à zona rural do município.

O "trenzinho" pronto para partir da estação de Descalvado, c. 1920. Na plataforma da esquerda, chegava e saía o "trenzão". Cópia cedida pela Câmara Municipal de Descalvado.
Também era chamado de "trenzinho", em contraposição ao "trenzão", que era o de bitola

Desastre com o trem de passageiros no ramal, em 1956. Cópia cedida pela Câmara Municipal de Descalvado.
larga que chegava também à estação de Descalvado, vindo de São Paulo. Era usado também para pescarias e passeios ao salto do Pântano, rio que acompanhava a linha em quase toda sua extensão, além de levar os funcionários do horto da ferrovia localizado junto à estação terminal da Aurora. Tinha apenas uma estação intermediária, de nome Pântano, e duas paradas em fazendas ao longo da linha. Hoje, do ramal, apenas resta a estação de Aurora, transformada em escritório de uma granja, e algumas casas da antiga vila ferroviária, bem como três locomotivas em mau estado, duas delas em Cajamar, SP.