Trem Coreinha (Bauru)
(São Paulo)

 

Noroeste (anos 1940-1975)
RFFSA (1975-anos 1980)

Bitola: métrica

Estação de Bauru, partida do Coreinha, em 2002, já desativada (Foto J. H. Bellorio). Abaixo, estação de Curuçá, abandonada e depredada em 2004 (Foto Adriano Pazzini)


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Trem de funcionários da Noroeste, depois da RFFSA, que trafegava entre Bauru e Curuçá (cerca de 4 quilômetros) entre os anos 1940 e os anos 1980. Era (pelo menos nos últimos tempos) tracionada por uma diesel U5B e tinha 3 carros de madeira
de segunda classe; quem não era funcionário e não tinha carteirinha de passe
pagava pelo percurso o que hoje corresponderia a R$ 0,50.

Percurso: Bauru-Curuçá (pela linha-tronco da Noroeste)
Origem da linha:

Bauru - Presidente Alves - 1906

O trem "Coreinha" era um suburbinho que ia da estação de Bauru até Curuçá e correu até os anos 1980, com dois carrinhos de segunda. Surgiu para levar os funcionários da Vila Dutra (depois oficinas de Curuçá) até as oficinas de Bauru, pelos idos dos anos 40. Seu percurso era Bauru-Curuçá com várias paradas intermediarias. Inicialmente servia para levar funcionários e filhos para a escola e trabalho. A primeira viagem era às 5:30 hs no sentido Bauru-Curuçá, e o último era às 22:30 no sentido inverso, isto em dias uteis; aos sábados. trafegava até as 18 horas, e nos domingos até as 12 horas. Outros horários do Coreinha eram citados como sendo coreinha (6 às 8 da manhã - 11 às 13 da tarde - 17:30 às 19 hs.); nos sábados, corria so até o meio dia, voltando somente a circular às 6 da manhã de segunda-feira. (Fontes: Coaraci Camargo e J. H. Bellorio)

Acima, o trem Coreinha, em 1986. Abaixo, quatro fotos do mesmo trem, tiradas durante os anos 1980 (Foto José Henrique Bellorio)