Trem Coreinha (Bauru) (São Paulo) |
Noroeste
(anos 1940-1975)
|
Trem
de funcionários da Noroeste, depois da RFFSA, que trafegava entre
Bauru e Curuçá (cerca de 4 quilômetros) entre os
anos 1940 e os anos 1980. Era (pelo menos nos últimos tempos)
tracionada por uma diesel U5B e tinha 3 carros de madeira de segunda classe; quem não era funcionário e não tinha carteirinha de passe pagava pelo percurso o que hoje corresponderia a R$ 0,50. |
Percurso:
Bauru-Curuçá (pela linha-tronco da Noroeste) Origem da linha: Bauru - Presidente Alves - 1906 |
O trem "Coreinha" era
um suburbinho que ia da estação de Bauru até
Curuçá e correu até os anos 1980, com dois carrinhos
de segunda. Surgiu para levar os funcionários da Vila Dutra
(depois oficinas de Curuçá) até as oficinas de
Bauru, pelos idos dos anos 40. Seu percurso era Bauru-Curuçá
com várias paradas intermediarias. Inicialmente servia para
levar funcionários e filhos para a escola e trabalho. A primeira
viagem era às 5:30 hs no sentido Bauru-Curuçá,
e o último era às 22:30 no sentido inverso, isto em
dias uteis; aos sábados. trafegava até as 18 horas,
e nos domingos até as 12 horas. Outros horários do Coreinha
eram citados como sendo coreinha (6 às 8 da manhã -
11 às 13 da tarde - 17:30 às 19 hs.); nos sábados,
corria so até o meio dia, voltando somente a circular às
6 da manhã de segunda-feira. (Fontes: Coaraci Camargo e J.
H. Bellorio) |
||