Trem Metropolitano do R. Jurubatuba
(São Paulo)

 

Sorocabana (1957-1971)
Fepasa (1971-1992)
CPTM (1992-2005)

Bitola: métrica (até 1978), depois larga.


Acima, à esquerda, a estação inicial de Júlio Prestes, no centro de São Paulo, em 2000 (Foto: Revista Ferroviária).


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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de subúrbios operado pela Sorocabana, a partir de 1957, e depois pela Fepasa, ligando a estação de Júlio Prestes, em São Paulo, a Jurubatuba, na estação de Ana Costa. Finalmente, a partir de 1992, passou a ser operado pela CPTM. Percurso: Tronco da Sorocabana (Júlio Prestes - Imperatriz Leopoldina), daí ramal de Jurubatuba (até Evangelista de Souza).
Origem das linhas:

J. Prestes - Imp. Leopoldina - 1875
Imp. Leopoldina - Evang. Souza - 1957

A partir de 1978, com a reforma de algumas estações da linha de Jurubatuba, até a estação de Pinheiros, os trens de subúrbios passaram a seguir de JP (ou de Osasco) até Pinheiros, sem continuar adiante. As estações do trecho antigo, entre Universidade e Evangelista de Souza, foram todas desativadas. Somente em 1986, com a abertura da nova estação de Santo Amaro, bastante distante da última estação no momento (Pinheiros), o trem passou a seguir até essa estação. Os trens passaram a fazer o percurso Osasco (e não mais JP) a Santo Amaro. Em 1992, foram abertas as estações da linha Jurubatuba (que foi reativada) - Varginha, passando então o trem a fazer o percurso Osasco - Jurubatuba em TUEs e de Jurubatuba a Varginha, em trens "japoneses" (Hitachi), com baldeação obrigatória em Jurubatuba e viagens gratuitas nesse trecho.
Em 1994, a CPTM assumiu o trecho de todos os trens metropolitanos (subúrbios) da Grande São Paulo, inclusive os dois trechos citados.
Somente a partir de 2000, quando foram abertas diversas estações intermediárias entre Pinheiros e Jurubatuba, com novos trens alemães, espanhóis e franceses passando a correr no trecho Osasco - Jurubatuba. O trecho Jurubatuba - Varginha foi desativado em dezembro de 2001.