Trem Metropolitano do
R. Jurubatuba (São Paulo) |
Sorocabana
(1957-1971) Contato
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Trem de subúrbios operado pela Sorocabana, a partir de 1957, e depois pela Fepasa, ligando a estação de Júlio Prestes, em São Paulo, a Jurubatuba, na estação de Ana Costa. Finalmente, a partir de 1992, passou a ser operado pela CPTM. | Percurso:
Tronco da Sorocabana (Júlio Prestes - Imperatriz Leopoldina),
daí ramal de Jurubatuba (até Evangelista de Souza). Origem das linhas: J. Prestes - Imp. Leopoldina - 1875 Imp. Leopoldina - Evang. Souza - 1957 |
A
partir de 1978, com a reforma de algumas estações da linha
de Jurubatuba, até a estação de Pinheiros, os trens
de subúrbios passaram a seguir de JP (ou de Osasco) até
Pinheiros, sem continuar adiante. As estações do trecho
antigo, entre Universidade e Evangelista de Souza, foram todas desativadas.
Somente em 1986, com a abertura da nova estação de Santo
Amaro, bastante distante da última estação no momento
(Pinheiros), o trem passou a seguir até essa estação.
Os trens passaram a fazer o percurso Osasco (e não mais JP) a
Santo Amaro. Em 1992, foram abertas as estações da linha
Jurubatuba (que foi reativada) - Varginha, passando então o trem
a fazer o percurso Osasco - Jurubatuba em TUEs e de Jurubatuba a Varginha,
em trens "japoneses" (Hitachi), com baldeação
obrigatória em Jurubatuba e viagens gratuitas nesse trecho. Em 1994, a CPTM assumiu o trecho de todos os trens metropolitanos (subúrbios) da Grande São Paulo, inclusive os dois trechos citados. Somente a partir de 2000, quando foram abertas diversas estações intermediárias entre Pinheiros e Jurubatuba, com novos trens alemães, espanhóis e franceses passando a correr no trecho Osasco - Jurubatuba. O trecho Jurubatuba - Varginha foi desativado em dezembro de 2001. |