E. F. Sorocabana
(1938-anos 1960)
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Nota: As informações contidas nesta
página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente
por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época.
Portanto é possível que existam informações
contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas
vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia
em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente,
o mesmo acontecendo com horários, composições
e trajetos (o autor).
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Trem
de passageiros operado pela Sorocabana e mais tarde pela Fepasa, até
a extinção desse trem em 1978 ou 1979. Corria desde São
Paulo até Assis, no início de suas atividades.
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O trem
Ouro Verde era considerado um trem de luxo, correndo sempre na linha-tronco
da Sorocabana. Em 1963, já chegava até Presidente Epitácio,
mas estava dando sinais vivíveis de decadência. Seu final
ainda não tem uma data conhecida.
ACIMA:
Interior de carro série 200 ("Ouro Verde"), fabricado pela Linke Hoffmann
em 1937, na Alemanha. Coleção Eric Mantuan.
ACIMA (esquerda): A
primeira viagem foi até Assis em 1938 (Folha da Manhã,
17/11/1938); (centro-direita) Primeiro horario do Ouro Verde
em 1938 (O Estado de S. Paulo, 16/11/1938); (direita) reclamações
contra a composição do Ouro Verde em 1939 (O Estado
de S. Paulo, 10/08/1939); ABAIXO: Ademar de Barros e comitiva,
no dia da inauguração. Ver logotipo do trem (Autor desconhecido).

ACIMA: (esquerda) Depois de uma paralização do
Ouro Verde devido a um acidente em 1940 no km 276, ele voltaria à
ativa logo depois (O Estado de S. Paulo, 19/1/1940). (direita)
Acidente em Barueri, em 1948, vitima o Ouro Verde em choque contra
um trem de suburbios de São Paulo (O Estado de S. Paulo, 21/2/1948).
ACIMA: Reclamação contra o trem "Ouro Verde",
um dos mais famosos da Sorocabana (mas claramente já em decadência)
, em jornal de 1963 (Folha de S. Paulo, 30/7/1963).
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