O Ouro Verde
(São Paulo)

 

E. F. Sorocabana (1938-anos 1960)


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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de passageiros operado pela Sorocabana e mais tarde pela Fepasa, até a extinção desse trem em 1978 ou 1979. Corria desde São Paulo até Assis, no início de suas atividades.

O trem Ouro Verde era considerado um trem de luxo, correndo sempre na linha-tronco da Sorocabana. Em 1963, já chegava até Presidente Epitácio, mas estava dando sinais vivíveis de decadência. Seu final ainda não tem uma data conhecida.

ACIMA: Interior de carro série 200 ("Ouro Verde"), fabricado pela Linke Hoffmann em 1937, na Alemanha. Coleção Eric Mantuan.

ACIMA (esquerda): A primeira viagem foi até Assis em 1938 (Folha da Manhã, 17/11/1938); (centro-direita) Primeiro horario do Ouro Verde em 1938 (O Estado de S. Paulo, 16/11/1938); (direita) reclamações contra a composição do Ouro Verde em 1939 (O Estado de S. Paulo, 10/08/1939); ABAIXO: Ademar de Barros e comitiva, no dia da inauguração. Ver logotipo do trem (Autor desconhecido).


ACIMA: (esquerda) Depois de uma paralização do Ouro Verde devido a um acidente em 1940 no km 276, ele voltaria à ativa logo depois (O Estado de S. Paulo, 19/1/1940). (direita) Acidente em Barueri, em 1948, vitima o Ouro Verde em choque contra um trem de suburbios de São Paulo (O Estado de S. Paulo, 21/2/1948).

ACIMA: Reclamação contra o trem "Ouro Verde", um dos mais famosos da Sorocabana (mas claramente já em decadência) , em jornal de 1963 (Folha de S. Paulo, 30/7/1963).