E. F. São Paulo-Goiaz
(Cia. Paulista - Ramal de Nova Granada)
(São Paulo)

 

E. F. São Paulo-Goiaz (1910-1950)
Cia. Paulista (1950-1969)

Bitola: métrica

Acima, a estação de Bebedouro (1999), de onde partiam os trens da linha para Nova Granada (Foto Ralph M. Giesbrecht). Abaixo, a estação de Nova Granada (1999), terminal do ramal entre 1931 e 1969 (Foto Luiz Antonio Mathias Neto).
Abaixo, a estação de Olimpia (2000), terminal do ramal entre 1914 e 1931 e entre 1966 e 1969 (Foto Ralph M. Giesbrecht)
Abaixo, horário dos trens do ramal de Nova Granada, em 1957. (Guia Levi, dezembro de 1957)

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de passageiros que começou a circular em 1910, ainda no trecho recem-inaugurado pela Cia. E. F. São Paulo-Goiaz, que estendeu os trilhos até Olimpia (então Villa Olimpia) em 1914 e somente em 1931 até Nova Granada. Em 1950 a empresa foi comprada pela Cia. Paulista e o trecho passou a se chamar Ramal de Nova Granada. Em 1966 o trecho Olimpia-Nova Granada foi fechado, e em 2/1/1969 foi fechado o trecho entre Bebedouro e Olimpia.

Percurso: Bebedouro - Nova Granada (ramal de Nova Granada)
Origem da linha:

Bebedouro - Olimpia - 1910/1914
Olimpia - Nova Granada - 1931
A São Paulo-Goiaz também compreendia, até o ano de 1927, o trecho entre as estações de Passagem e de Bebedouro, passando por Pirangueiras e tendo ainda um ramal, o de Viradouro e Terra Roxa. Nesse ano a Cia. Paulista comprou todo esse trecho e o anexou às suas linhas, depois de uma série de modificações.
Acima, mapa da linha da E. F. São Paulo-Goiaz em 1935 - em vermelho. (Acervo Ralph M. Giesbrecht)

Fotografias dos trens da E. F. São Paulo-Goiaz e da Paulista no ramal de Nova Granada são raríssimas. Abaixo seguem as poucas que consegui.
Acima, trem da E. F. São Paulo-Goiaz em 1941. Note a composição pequena, que, numa região ainda nova e com poucos usuários, deveria ser comum. Abaixo, trem parado para embarque na estação de Luiz Barreto (depois renomeada como Severinia), em 1941 (Fotos da revista Nossa Estrada, acervo J. Pascon)

Nos idos de 1941, "todos os anos, pelo Natal, com o indispensável apoio da Administração da S.P.G. e ferroviários de Bebedouro promovem o "comboio da alegria" que são os próprios carros da Administração daquela Estrada que puxados por uma locomotiva, todos enfeitados, percorrem toda a linha, at~e Nova Granada, levando em seu bojo um Papai Noel... e os seus predicados. A festa começa em Bebdouro,e para em todas as estações da linha até alcançar o ponto final em Nova Granada. A petizada corre presurosa à passagem do comboio que distribui brinquedos e guloseimas" (Revista SPR, suplemente especial sobre a SPG, 1941). Abaixo a foto do "Comboio da Alegria".

Abaixo, o último trem de passageiros a deixar Monte Azul, em 2/1/1969 (Foto do livro Monte Azul Paulista-100 Anos, de J. F. Massoneto).