Trem turístico de Poços de Caldas
(São Paulo e Mina Gerais)

 

Fepasa (anos 1980-anos 1990)

Bitola: métrica


Acima, a estação de Águas da Prata, em abril de 1999, quando o trem turístico já era apenas uma saudade (Foto Ralph M. Giesbrecht). Abaixo, a plataforma da estação de Poços de Caldas, nos anos 1980 (Foto Fabrício Machado Storto).

Abaixo, horário dos trens em 1994 (Revista Centro-Oeste, 01/07/1994).

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem turístico de passageiros operado pela Fepasa entre as estações de Águas da Prata e a de Poços de Caldas nos anos 1980 e parte dos 1990, pelo ramal de Caldas.

Percurso: de Águas da Prata a Poços de Caldas, no ramal de Caldas da antiga Mogiana.
Origem da linha:

Aguaí-Poços de Caldas - 1886

O trem turístico de Poços de Caldas, quando correu, era composto por uma locomotiva e duas automotrizes Budd, da métrica, já sem motores. Houve um tempo em que havia um terceiro carro, de aço carbono. Ele corria apenas aos sábados e saía às 09:00 e 15:00 horas de Poços de Caldas. As litorinas passavam pelo túnel com um dedo de distância deste. Um dedo com anel já não passavam. E bem devagarzinho, pois qualquer balanço. (Fontes: Coaraci Camargo; Kelso Medici; Helio Gazetta)

Acima, o trem em Poços de Caldas. Abaixo, à esquerda, o trem deixando o túnel 2. Abaixo, à direita, o trem passando pelo túnel 1. Note a distância entre o carro Budd e o túnel (Fotos Coaraci Camargo, em 1988).