Trens Itapevi-Amador Bueno
(São Paulo) |
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Trens metropolitanos da CPTM, mais especificamente TUEs Toshiba que rodam no curto trecho entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, com a CPTM, passando por 4 paradas. Neste trecho, ainda eletrificado, a linha é somente métrica, como a original da Sorocabana; não teve a implantação de bitola mista, como no trecho São Paulo-Itapevi. A composição que ali roda é remanescente dos TUEs Toshiba importados em 1957/58 pela Sorocabana, e que já chegaram a seguir, dependendo da época, até Ourinhos, Botucatu, Bernardino de Campos, Mairinque e mesmo Itapetininga. Alguns desses trens, reformados em 1985, foram chamados de "Rio Claro" entre 1985 e 1998. O percurso hoje é gratuito e as 4 estações (Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno) foram rebaixadas a paradas, pois nem mais bilheteria tem, são basicamente plataformas de embarque. No início, 1985, era a mesma composição que seguia diretamente de Itapevi até Mairinque, como metropolitano. Pouco tempo depois, o "Rio Claro" passou a rodar apenas entre Amador Bueno e Mairinque, com TUEs regulares fazendo o percurso atual. Em agosto de 1998, foi suspensa a circulação para além de Amador Bueno, que passou a ser o ponto final dos metropolitanos da chamada "extensão da linha C". |
Percurso:
Estação de Itapevi até Amador Bueno (4 paradas).
Origem da linha: 1928, entre São Paulo e Iperó. (retificação e duplicação da linha original de 1875). Atualmente (agosto de 2005), os trens rodam diariamente entre 4:00 e 24:00, com intervalos de 17 minutos nos horários de pico e de 34 minutos nos outros horários, sábados e domingos. O trecho é chamado de "Extensão da linha B". (Veja também: TUEs Toshiba nas linhas da ex-Sorocabana) |
Como já dito acima, o percurso
entre as estações de Itapevi e de Amador Bueno é
gratuito e funcionava diariamente
entre as 4 da manhã e a meia-noite, pelo menos até outubro
de 2005, quando, no dia 19, após
um acidente na linha, foi suspenso por duas semanas: "Após
um suposto ato de vandalismo, uma das composições teria perdido o
freio e quase causado grave acidente. Imediatamente, a CPTM retirou
de circulação a outra composição restante e instaurou uma sindicância
técnica para apurar as responsabilidades. Nesse período, os usuários
da linha passaram a utilizar uma frota de seis ônibus gratuitos cedidos
pela companhia, porém o serviço prestado não oferecia conforto e qualidade
à população". Depois de diversas reclamações
dos usuários, uma zona bastante pobre e carente, o trem foi
reativado em 1o de dezembro, desativado novamente no dia seguinte,
e, sob pressão dos políticos de Itapevi, voltou a funcionar
em 23 de dezembro. Segundo a CPTM, "as três unidades que eram
utilizadas para o transporte nessa linha passaram por reparos no tempo
em que ficaram paralisadas. Duas unidades passarão a circular com
intervalos de 30 minutos, percorrendo o trajeto entre Amador Bueno
e Itapevi em aproximadamente 24 minutos. Os minutos restantes entre
uma viagem e outra servirão para vistorias na composição, para se
evitar novos acidentes. Uma terceira composição permanecerá estacionada
para utilização em caso de avaria nas outras unidades". Em
março de 2006, um registro do trem: "O velho TUE dos
tempos da EFS ainda é muito usado... partiu cheio na ida e na volta,
apesar de ter alguns passageiros estranhos a bordo (cachorros e bicicletas
aos montes dentro dos trens). Por fim,a "incrível" velocidade
de cerca de 30 km/h, tanto na subida quanto no plano dá chance de
ver algumas belas paisagens no caminho" (Carlos Eduardo da
Silva, 16/03/2006). "Entre Cimenrita e Ambuíta há uma bela
cascata na margem direita da via, sentido interior, que em dias chuvosos
se transforma num belo espetáculo da natureza" (Ricardo Koracsony,
09/2006). |
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