Trens Itapevi-Amador Bueno
(São Paulo)

 

Fepasa / CPTM
(1985-2006)

Bitola: métrica


Acima, a estação de Itapevi, ponto inicial da extensão. Abaixo, parada de Amador Bueno (Fotos Ralph M. Giesbrecht, em 1998).



Acima, pequeno esquema da extensão da linha B da CPTM (Desenho do site da CPTM)

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trens metropolitanos da CPTM, mais especificamente TUEs Toshiba que rodam no curto trecho entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, com a CPTM, passando por 4 paradas. Neste trecho, ainda eletrificado, a linha é somente métrica, como a original da Sorocabana; não teve a implantação de bitola mista, como no trecho São Paulo-Itapevi. A composição que ali roda é remanescente dos TUEs Toshiba importados em 1957/58 pela Sorocabana, e que já chegaram a seguir, dependendo da época, até Ourinhos, Botucatu, Bernardino de Campos, Mairinque e mesmo Itapetininga. Alguns desses trens, reformados em 1985, foram chamados de "Rio Claro" entre 1985 e 1998. O percurso hoje é gratuito e as 4 estações (Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno) foram rebaixadas a paradas, pois nem mais bilheteria tem, são basicamente plataformas de embarque. No início, 1985, era a mesma composição que seguia diretamente de Itapevi até Mairinque, como metropolitano. Pouco tempo depois, o "Rio Claro" passou a rodar apenas entre Amador Bueno e Mairinque, com TUEs regulares fazendo o percurso atual. Em agosto de 1998, foi suspensa a circulação para além de Amador Bueno, que passou a ser o ponto final dos metropolitanos da chamada "extensão da linha C".

Percurso: Estação de Itapevi até Amador Bueno (4 paradas).
Origem da linha:
1928, entre São Paulo e Iperó. (retificação e duplicação da linha original de 1875).
Atualmente (agosto de 2005), os trens rodam diariamente entre 4:00 e 24:00, com intervalos de 17 minutos nos horários de pico e de 34 minutos nos outros horários, sábados e domingos. O trecho é chamado de "Extensão da linha B". (Veja também: TUEs Toshiba nas linhas da ex-Sorocabana)

Como já dito acima, o percurso entre as estações de Itapevi e de Amador Bueno é gratuito e funcionava diariamente entre as 4 da manhã e a meia-noite, pelo menos até outubro de 2005, quando, no dia 19, após um acidente na linha, foi suspenso por duas semanas: "Após um suposto ato de vandalismo, uma das composições teria perdido o freio e quase causado grave acidente. Imediatamente, a CPTM retirou de circulação a outra composição restante e instaurou uma sindicância técnica para apurar as responsabilidades. Nesse período, os usuários da linha passaram a utilizar uma frota de seis ônibus gratuitos cedidos pela companhia, porém o serviço prestado não oferecia conforto e qualidade à população". Depois de diversas reclamações dos usuários, uma zona bastante pobre e carente, o trem foi reativado em 1o de dezembro, desativado novamente no dia seguinte, e, sob pressão dos políticos de Itapevi, voltou a funcionar em 23 de dezembro. Segundo a CPTM, "as três unidades que eram utilizadas para o transporte nessa linha passaram por reparos no tempo em que ficaram paralisadas. Duas unidades passarão a circular com intervalos de 30 minutos, percorrendo o trajeto entre Amador Bueno e Itapevi em aproximadamente 24 minutos. Os minutos restantes entre uma viagem e outra servirão para vistorias na composição, para se evitar novos acidentes. Uma terceira composição permanecerá estacionada para utilização em caso de avaria nas outras unidades". Em março de 2006, um registro do trem: "O velho TUE dos tempos da EFS ainda é muito usado... partiu cheio na ida e na volta, apesar de ter alguns passageiros estranhos a bordo (cachorros e bicicletas aos montes dentro dos trens). Por fim,a "incrível" velocidade de cerca de 30 km/h, tanto na subida quanto no plano dá chance de ver algumas belas paisagens no caminho" (Carlos Eduardo da Silva, 16/03/2006). "Entre Cimenrita e Ambuíta há uma bela cascata na margem direita da via, sentido interior, que em dias chuvosos se transforma num belo espetáculo da natureza" (Ricardo Koracsony, 09/2006).

Acima, na plataforma da estação de Itapevi, em 2002, o TUE para Amador Bueno, à esquerda, aguarda a partida para Amador Bueno (Foto Ricardo Koracsony). Abaixo, todo grafitado, a composição na estação de Amador Bueno (Foto de autor desconhecido).

Abaixo, a composição na estação de Amador Bueno. Ao fundo, a estação antiga, desativada em 1985. (Foto de autor desconhecido).