Sorocabana/Fepasa
(1957-1998)
Bitola: métrica.
Acima, a estação de Mairinque, em 2002, onde o "Rio
Claro" seguiu até agosto de 1998 (Foto Ricardo Koracsony).
Acima, em 2004, a plataforma da estação de Mairinque,
com as "corcovas" onde se esperava pelos Toshiba, até
1998 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
Acima,
na propaganda da reforma dos Rio Claro (1985-1986), a foto do seu
interior na época (Acervo Ricardo Koracsony). Abaixo, o TUE
em Mairinque em 1993 (Foto Jorge Ciawlowski).
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Nota:
As informações contidas nesta página foram
coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas
e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto
é possível que existam informações contraditórias
e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende
da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos
de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo
acontecendo com horários, composições e trajetos
(o autor).
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Os trens-unidade elétricos
(TUEs) da Toshiba trafegaram pelas linhas da Sorocabana, especialmente
pela sua linha-tronco, chegando até Ourinhos e pelo ramal de
Itararé até Itapetininga, a partir de 1957. Também
andaram na Maiinque-Santos no curto período em que esta linha
foi eletrificada. Mais tarde, com a reformulação das
linhas de subúrbio da Fepasa, em 1985/87, eles foram reformados
e, com pintura nova (basicamente branca), passaram a correr no trecho
entre Itapevi e Mairinque, fazendo realmente trens de suburbio e recebendo
o nome de "Trem Rio Claro", por terem sido reformados nas
oficinas dessa cidade. Logo depois, passaram partir de Amador Bueno,
três estações à frente de Itapevi, fazendo
com que o passageiro que viesse de Mairinque para Osasco ou São
Paulo fosse obrigado a fazer duas baldeações, uma em
Amador, outra em Itapevi, o que "matou" o trem. Ele circulou
até agosto de 1998, quando foi desativado. Hoje, os TUEs Toshiba
ainda rodam no curto trecho entre Itapevi e Amador Bueno, com a CPTM.
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Percurso:
Diversos. Partindo de São Paulo, dependendo da época ou
da ocasião, chegaram até Botucatu, ou Ourinhos, ou Bernardino
de Campos, ou mesmo até Itapetininga, entrando pelo ramal de
Itararé. A partir de 1985/7, passaram a correr a partir de Amador
Bueno, até Mairinque, enquanto outro Toshiba fazia o trecho Itapevi-Amador.
Atualmente, fazem apenas este último trecho.
Origem da linha: 1928, entre São Paulo e Iperó. (retificação
e duplicação da linha original de 1875).
Iperó-Conchas: 1883-85.
Conchas-Botucatu: 1952 (retificação da linha).
Botucatu-Rubião Júnior: 1889
Rubião Júnior-Avaré: 1953/60
Avaré-Assis: 1896/1914, com algumas retificações
menores nos anos 1950 e 1960. |
Os TUEs japoneses marca Toshiba chegaram
em de 1957/1958 para a Sorocabana. Rodavam nos trens de subúrbio
e também nas linhas de longo percurso. Era mais comum irem
até Botucatu pela linha-tronco, mas há relatos de trens
seguindo até Bernardino de Campos - isto, antes da EFS comprar
os Mafersa série 800 (lá por 1963) e sempre nos finais de semana,
como trens de luxo - e até Ourinhos - segundo Ivo Arias,
nos feriados prolongados, iam até Ourinhos, pois tinham banheiros
e não havia problemas. em algumas ocasiões, iam até
Itapetininga, entrando pelo ramal de Itararé.
TUE Toshiba sobre a ponte da Usina Indiana, na Serra de Botucatu,
em 1960 (Acervo José David de Castro).
Nos anos 80 a Fepasa
planejava reformar todas as unidades desses trens, coisa que de fato
começou a ser feita com os Rio Claro. Começou-se, entretanto,
a questionar onde iriam rodar tantos TUEs reformados e modernizados,
visto que as duas linhas de subúrbio da Fepasa já estavam bem
servidas de unidades - havia 100 TUEs do MTE da série 5000 e 20 TUEs
do Sorefame da série 5500 - o que fez com que vários fossem abandonados
TUEs Toshiba sobre um viaduto na Mairinque-Santos,
na época da eletrificação dessa linha, no final
dos anos 1960 e início dos 1970 (Foro Coaraci Camargo).
mesmo a caminho da reforma.
O trem "Rio Claro" foi concebido em 1985, quando boa parte
da frota dos Toshiba já estava desativada. Algumas unidades foram
reformadas nas oficinas de Rio Claro e passaram a ter esse nome, embora
em Sorocaba também tenham sido reformados alguns. A formação
deles era a seguinte: CR+CM+CR (CR = Carro reboque com cabine de comando
CM = Carro Motor). Podiam circular com até 9 carros/3 TUEs acoplados.
No início, ele fazia o trecho Itapevi-Mayrink. Nos últimos tempos
de circulação, passou a fazer o trecho Amador Bueno-Mayrink apenas,
até
Trem Rio Claro na estação de Gabriel
Piza, sentido São Paulo, em 1992. Note as "corcovas"
onde os passageiros aguardavam o embarque, existentes por causa da
altura das portas da composição (Foto Carlos Roberto
de Almeida).
sua extinção, em 1998.
Nesse breve período, o passageiro que viesse do trecho além de Amador
Bueno e se dirigisse para qualquer estação depois de Itapevi teria
que fazer duas baldeações. Isso abriu caminho para os passageiros
deixarem o trem e passarem a utilizar o "Nossa Senhora da Ponte",
aquela linha de ônibus terrível que existiu. Hoje a situação melhorou
bastante, mas foi um período crítico: sem trem e com uma linha de
ônibus ruim. Se viajar num trem cheio já é bastante incômodo,
imagine num ônibus. Por um bom tempo, os trens circularam sem maiores
sinais de vandalismo. Somente nos últimos anos é que a coisa se deteriorou
até culminar com a suspensão do serviço. Eram apenas três ou quatro
horários por dia com uma composição de apenas três carros.
Para uma linha que no auge chegou a ter oito horários por dia, fora
os trens de longo percurso, e que circulava com trens de até 9 carros
lotados em determinados horários, foi uma decadência e tanto. Mas
também, quem se aventuraria a sair de Mayrink e fazer duas baldeações
para chegar em São Paulo, quando tudo era feito numa tacada só, de
ônibus, ainda que cheio de semáforos, lombadas e congestionamentos?
Só mesmo em último caso...
Trem Rio Claro chegando (ou saindo) da estação
de Mairinque, sentido São Paulo, em foto sem data (Foto Coaraci
Camargo).
Já no tempo em
que passaram a ser operados pela CPTM, esta operava 4 horários diários
em cada sentido. Em 1994, por exemplo, o primeiro "Rio Claro"
do dia saía todos os dias às 5h15 de Mairinque. Acabaram
em agosto de 1998.
Depois disso, passaram a rodar apenas na linha Jurubatuba-Varginha
(ramal de Jurubatuba), até 2001, e na Itapevi-Amador Bueno,
até hoje, mas já com outras pinturas. Os que não
foram reformados ou mesmo os Rio Claro em excesso foram abandonados
em Iperó e em Engenheiro Acrísio. Alguns foram cortados
em Presidente Altino. Alguns deles rodaram no TIM de Santos-Samaritá,
puxados por uma RSD-8, pois a linha não era eletrificada.
Até propaganda dos Rio Claro se fez na época
da remodelação - 1986 (Acervo Ricardo Koracsony).
A CPTM dispõe ainda
de 5 TUEs dos 30 originais da Sorocabana, onde 3 são usados diariamente
entre Itapevi e Amador Bueno e 2 ficam de reserva.
(Fontes: Carlos Roberto de Almeida, Ricardo Koracsony, Coaraci
Camargo e Lourenço Paz)
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