Variante de Poá (linha F do trem metropolitano)
(São Paulo)

 

Central do Brasil (1934-87)
CBTU (1987-94)
CPTM (1994-)

Bitola: larga (1m60)


Acima, à esquerda, a estação do Braz, de onde partem os trens da linha F. Foto Alexandre Giesbrecht, em 2005

Acima, estação de Calmon Vianna, final dos trens da linha F. Abaixo, estação típica da linha F com suas plataformas de concreto, construídas nos anos 1970. Fotos Adriano Martins, 07/09/2006.

Abaixo, mapa da linha F em 2006, com 4 estações projetadas e o projeto de prolongamento até Suzano (Folheto da CPTM, 2006)


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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de subúrbios (hoje, metropolitanos) operado desde a abertura da variante em 1934, entre as estações de Engenheiro Gualberto (antiga 5ª parada) e Calmon Vianna. O percurso atual é operado pela CPTM (com o nome de linha F) desde 1994, com um trem saindo da estação do Braz e chegando até Calmon Vianna. Na primeira, pode-se baldear com o metrô e com a linha Luz-Mogi das Cruzes. Na última, com a linha Guaianazes-Estudantes. Há previsão de o trem seguir até Suzano. Percurso: (variante de Poá) Braz-Calmon Vianna
Origem das linhas:
Braz-Engenheiro Gualberto, 1875 (linha métrica, E. F. do Norte) e 1908 (bitola larga, Central do Brasil). Engenheiro Gualberto-Calmon Vianna, 1934 (Central do Brasil). Ainda hoje trafegam também trens cargueiros da MRS por estas linhas.

Esta é considerada a pior linha da CPTM hoje (2006) em tráfego. Está sendo reformada, com a adição de mais 4 estações (Penha, USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano), justamente para atender o aumento de demanda por causa da abertura do câmpus da USP junto a ela, entre as estações de Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. As composições atualmente trafegam nos horários de menor movimento com 6 carros e nos de maior, com 12 carros. Pelo menos agora os trens trafegam com as portas fechadas. Na última vez que andei nele, em setembro de 2000, era complicado. Muitos carros nem fechavam a porta, e isto num domingo, dia de pouco movimento. Rodam na linha carros FNV Cobrasma série 4400, ano de fabricação 1965; Budds Mafersa série 1600, ano de fabricação 1978; e ACEC de Portugal (ou Sorefame, vulgo Eletro Carro) série 5500, ano de fabricação 1979. (Fontes: Ralph M. Giesbrecht; site da CPTM)

Acima, o trem da linha F em Calmon Vianna, seguindo no sentido da variante. Abaixo, o trem na linha F em Aracaré, seguindo sentido Braz. Fotos Adriano Martins, em 07/09/2006.

Acima, o trem da linha F em Engenheiro Goulart, seguindo no sentido da Braz. Abaixo, o mesmo trem no mesmo local. Fotos Adriano Martins, em 07/09/2006.

Acima, o trem da linha F em Engenheiro Goulart, seguindo no sentido Braz. Foto Adriano Martins, em 07/09/2006.