Rodrigues Alves
(Sao Manuel, SP)

 

Pátio ferroviário de Rodrigues Alves e Fazenda Simões


A estação de Rodrigues Alves, abandonada, é um prédio construído em 1926. Por ali passa o ramal de Bauru, da antiga Sorocabana. Foto
Adriano Martins, 2001.

"Estou lhe enviando fotos de um local que se tornou fantasma. Em junho de 2001, estive em Rodrigues Alves. Ao lado da estação há uma colônia de casas de cores amarelas, desbotadas pelo tempo. Chamou-me a atenção um prédio com a seguinte escrita na fachada: Pharmacia Simões. Pela ortografia, imaginamos a antiguidade do local. Na colônia inteira, não havia uma viva alma, tudo totalmente fantasma. Hoje não sei exatamente se há pessoas morando por lá" (Adriano Martins, 2002). A estação foi inaugurada em 1897, em terras do poderoso político e futuro Presidente da República, Rodrigues Alves, daí o nome. À sua volta se formou uma vila que se confundia aparentemente com as colônias da fazenda. Tanto que o mapa do IBGE de 1956 mostra um lugarejo não muito distante da estação, com o mesmo nome. Depois que a região foi se esvaziando, com a troca da cultura de café por cana, os trens de passageiros também deixaram de passar (em 1976) e hoje o local está completamente abandonado. De tempos em tempos, alguém vem e ocupa o prédio da velha estação. "Neste lugarejo havia duas vendas,uma igreja, uma escola e uma farmácia. A fazenda que começa ao lado da estação chama-se Saltinho e pertencia à família do Coronel Amando Simões; sua principal cultura era o café. A fazenda que começa na parte da frente da estação chama-se São João e era da mesma família. Até alguns anos atrás ainda moravam famílias na colônia e na casa do administrador. Há ainda uma casa no melhor estilo "barões do café" na fazenda, que por sinal estava sendo restaurada. Meu avô foi contador desta fazenda durante mais de 40 anos e minha avó era professora na escola". (Luís Fernando Alves da Silva, 03/07/2002)

Ralph M. Giesbrecht, abril de 2002

*A vila ferroviária de Rodrigues Alves fica a cerca de um quilômetro da rodovia São Manuel-Barra Bonita, a oeste desta, logo depois que se cruza a linha, em nível, pela rodovia. Ainda passam trens por ali, vindos de Bauru para o porto de Santos, muitos deles da Novoeste, sucessora da antiga Noroeste do Brasil, pois é essa linha que liga Bauru ao porto.

página inicial

Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo

contato com o autor do site


Mapa do IBGE, c. 1956, mostrando a estação, ao norte da cidade de São Manuel, neste município. Note-se que a leste da estação existe um outro lugarejo com o mesmo nome. Outra fazenda? A Fazenda Simões está bastante próxima à estação, com tudo abandonado. Um local lindo.


ACIMA: Casarão da Fazenda Simões, situado próximo da estação de Rodrigues Alves. ABAIXO: Uma das escadas externas e uma escadaria interna de madeira (Fotos Adriano Martins, 2006).


ACIMA: Junto à estação, o velho armazém da Sorocabana, também abandonado. Acima, no alto de um barranco próximo à estação ferroviária, uma velha casa de turma da ferrovia (foto do autor, em 1999).

ACIMA: A "Pharmacia Simões"... fechada e abandonada, com o seu dístico que sobrevive. Se havia uma farmácia ali, podemos deduzir que o movimento na vila não era pequeno. (fotos Adriano Martins, 2002)



ACIMA: Casa e capela na fazenda Simões. ABAIXO: Escola da estação (Fotos Adriano Martins, 2006).


Para saber mais sobre a estação de Rodrigues Alves, clique aqui