|
|
Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
RODRIGUES
ALVES
Município de São Manuel, SP
(veja a vila) |
Ramal de Bauru - km 341,928 (1934) |
|
SP-1058 |
Altitude: 677 m (602 m na antiga placa) |
|
Inauguração: 07.09.1898 |
Uso atual: em ruínas (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que
saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação
fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana
foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente
o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que
ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo
após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru.
Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha
chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje,
com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as linhas da
Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem
de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na
ativa até hoje. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
11.738 |
1917 |
12.911 |
1918 |
12.768 |
1922 |
12.541 |
1934 |
13.857 |
1942 |
11.426 |
1943 |
12.381 |
1944 |
14.964 |
1945 |
14.598 |
1951 |
21.005 |
A ESTAÇÃO: Rodrigues
Alves foi inaugurada em 1897.
Ganhou um novo edificio em 1926.
"Eu morei muitos anos em Rodrigues Alves, e
viajei de trem, de lá a Lençóis Paulista enquanto
estudei no Ginásio Estadual Virgilio Capoani, da 1º à
4º série - assim se chamava naquela época. Éramos
aproximadamente uns 50 alunos, desde Rodrigues Alves, passando por
Pasto Velho, Paranhos, Alfredo Guedes e finalmente Lençóis.
Isto foi mais ou menos no fim dos anos
1950 e começo dos 1960"
(Jorge Teles de Ataide, 11/2004).
"Tive a felicidade de nascer e crescer nesse lugar. Estudei
na escola que aparece na foto (ver fotos da vila). O lugar era bem
movimentado. Havia também uma agencia dos correios, próxima
à capela. Existia ali um funcionário dos correios que fazia
a distribuição da correspondência para todas as fazendas próximas.
O nome do funcionário era Mario Borgato. Meu pai tinha uma oficina
de ferreiro no local e era o responsável para fazer os consertos de
todas as carroças da região. Seu nome era José Solano. Existia também
ali, em frente a agencia dos correios uma "selaria", onde se faziam
arreios e selas para cavalos" (Paulo Roberto Solano, 18/2/2015).
O prédio em ruínas em 2015 era o de 1926, que ainda conservava
seus desvios, mas mostrava as marcas do abandono. O armazém estava
vazio e a estação estava em ruínas. Acima do barranco, uma
casa de turma, também abandonada. Não havia nada em volta, a não ser
um sítio, que ficava a uns 50 metros. O local fica a cerca de 1 km
da rodovia que liga São Manuel a Barra Bonita.
(Veja também a vila
de Rodrigues Alves)
|
1898
AO LADO: A linha do futuro ramal de Bauru já se encontrava próxima à fazenda e estação de
Rodrigues Alves (O Estado de S. Paulo, 12/7/1898). |
|
1898
AO LADO: A inauguração da estação foi em setembro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO. (O Estado de S. Paulo, 8/9/1898).
|
|
1901
AO LADO: Loja no bairro da estação é vendida (O Estado de S. Paulo, 07/02/1901).
|

|
1917
AO LADO: Maus serviços da Sorocabana
Railway prejudicavam o escoamento do café em
Rodrigues Alves (O Estado de S. Paulo, 18/7/1917). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1918
- Foi construída uma linha telegráfica entre
as estações de Rodrgues Alves e a fluvial de
Barra Bonita. 1926 - Extensão dos desvios para
220 m; 1934 - Construção de dois comodos
na casa de turma
|

|
AO LADO: Rodrigues Alves, o homem (Folha de S. Paulo, anos 1960). |

ACIMA: O alargamento do leito da ferrovia levou
parte da plataforma da antiga estação. O promotor desta
ação demolidora foi a ALL, que pouco se importa com
o patrimônio ferroviário. Isto aconteceu em outras estações
daquela região (Foto Jorge Luiz Luvizato, julho de 2010).

ACIMA: As construções, cada vez mais arruinadas, em 2021 (Fotos Sandro Dellevedove, em 27 de setembro de 2021).

|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1897 e 1976. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge
Luiz Luvizatto; Cleonir Antunes; José H. Bellorio; Adriano
Martins; Jorge Teles de Ataide; Folha de S. Paulo, 16/1/1962; O Estado
de S. Paulo, 1917; E. F. Sorocabana, relatórios anuais, 1892-1969;
IGG-SP, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

A estação em 1991. Foto "Aventureiros do Tunel". |

A estação de Rodrigues Alves, em 25/05/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |

A estação de Rodrigues Alves, em 25/05/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |

A estação de Rodrigues Alves, em 25/05/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 23/03/2001. Foto José H. Bellorio |

A estação em 02/2006. Foto Adriano Martins |

A estação em ruínas, ao fundo. Foto Cleonir
Antunes em 16/11/2015 |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.11.2021
|
|