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(1909-1955)
Santa Sofia
Santa Adélia
Jacaúna
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Araraquara
(1909-1955) |
SANTA
ADÉLIA
Município de Santa Adélia, SP |
Linha-tronco - km 134,240 (1933) |
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SP-2587 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.06.1909 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Santa Adélia foi inaugurada em 1909, e, como a anterior, Santa
Sofia, também em terras da fazenda do Sr.
Notícia
publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 23/4/1909 informava
que a E. F. Araraquara "pediu autorização
para abrir ao tráfego público as estações
de Santa Sophia e de S. João de Ariranha, no prolongamento
de S. J. do Rio Preto". S. João de Ariranha
é o atual município de Ariranha, criado em 1918,
mas que já existia como um distrito de Monte Alto desde
1907. Já Santa Adélia, onde foi construída
a estação, era em 1907 "apenas uma extensa
área coberta de matagais", mas quando o primeiro trem
passou por ali já tinha diversas casas. Pertencia, no
entanto, ao município de Taquaritinga. O nome de S. João
de Ariranha terá sido o primeiro nome da estação
ou já teria sido Santa Adélia, que somente se
tornaria um distrito em 1911? Fica a dúvida. |
Luiz Dumont.
Ao redor da estação a cidade cresceu, e já em 1916 se tornava
município. Em 1955, a estação foi desativada, com a construção
da variante em bitola larga que foi construída passando a
cerca de um quilômetro da linha velha, na cidade. Em 1987,
apesar dos protestos da população, que queria a preservação
do prédio, a Prefeitura
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ACIMA: Pessoal da estação em 1913
(O Malho, 1/11/1913).
demoliu-o para fazer ali a estação rodoviária da cidade.
Existe hoje, na linha da variante, outra estação com o mesmo nome,
distante cerca de um quilômetro do local da original. (Ver estação
de Santa Adélia-nova)
(Fontes: Darcy Simões; Hermes Y. Hinuy; O Estado
de S. Paulo, coluna Há Um Século, 23/4/2009; Relação
oficial de estações da EFA, 1933; Wikipedia, entrada
em 23/4/2009; IBGE; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A fachada da estação em agosto de 1952. Foto Darcy
Simões |

A estação (lado da plataforma) sendo demolida
em 1987. Foto Darcy Simões |

E onde ficava a estação foi construída
uma rodoviária. Foto Hermes Hinuy, em 11/2002 |
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Atualização:
30.08.2014
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