Trem Ouro Preto-Mariana (2006-)
(Minas Gerais)

 

FCA/VLI (2006-)

Bitola: métrica.

Acima, a estação de Ouro Preto, em 2006, de onde parte o trem
. Abaixo, Mariana, estação terminal do trem turístico (Fotos Gutierrez L. Coelho).


Veja também:

Ramal da Ponte Nova


Trem dos Inconfidentes (1986-1998)

Contato com o autor

Indice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).
Trem turístico que corre num pequeno trecho de 17,5 quilômetros entre as estações de Ouro Preto e de Mariana, no antigo e extinto ramal da Ponte Nova, a partir de 05 de maio de 2006. É tocado pela Ferrovia Centro-Atlântica, depois de ter reposto os trilhos e reformado as 4 estações da linha. Percurso: Ouro Preto a Mariana, passando por esse trecho do ramal da Ponte Nova.
Origem da linha:

Ouro Preto - Mariana - 1914. Totalmente reformada em 2006.

Trem turístico a vapor, com seis carros de aço, sendo um deles panorâmico. Começou a operar em 05/05/2006. É um trem turístico, puxado por uma sempre impressionante locomotiva a vapor, uma Santa Fé fabricada pela Skoda checa e que, vendida à Argentina, foi trazida em um lote para a E. F. Teresa Cristina, em Santa Catarina, em 1980, onde dez anos depois acabou seus dias... até ser resgatada para fazer este trecho mineiro. (Fontes: Gutierrez L. Coelho; José Emílio Buzelin; Henrique N. Castro)

Acima, em
7/5/2006, terceiro dia de operação, os carros esperam para sair na gare da estação de Ouro Preto. Abaixo, o trem passando pela estação intermediária de Passagem de Mariana (Fotos Gutierrez L. Coelho)

.
Acima, em 6/5/2006, segundo dia de operação, os carros esperam para sair na gare da estação de Mariana. Abaixo, ocarro especial panorâmico (Fotos José Emilio Buzelin).