HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA DO CENTRO: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro
II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil,
era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi
entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí
subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui
a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875.
A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém
do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo
Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens
do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada:
a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi
utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando
de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído
um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha
principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal
de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final
da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava
o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São
Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980)
até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais
para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola,
de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada
fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra
do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre
Montes Claros e Monte Azul os trensde passageiros sobreviveram até
1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha
inteira ainda existe... para trens cargueiros.
RAMAL DA PONTE NOVA: O ramal de Ponte Nova foi construído em
1887 e 1888 para, da estação de Burnier, se atingir
Ouro Preto, então capital da Província, de forma que
ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea. Somente
mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi constrruído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Em Ponte Nova, por sua
vez, havia a ligação com duas linhas da E. F. Leopoldina:
a Três Rios-Caratinga e o ramal de Dom Silvário. Até
1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal
da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros como
para cargas.
RAMAL DE LIMA DUARTE: O ramal de Lima Duarte, em bitola de 1,60m,
foi aberto ao tráfego em 1914 até a estação
de Penido e somente em 1924 chegaria à estação
seguinte, Valadares. Em 1926 alcançou sua extensão máxima,
em Lima Duarte - 56 km. O projeto previa bitola métrica e para
tanto foi constrtuída bitola mista entre as estações
de Juiz de Fora e de Benfica, na linha do Centro, pois o trem partia
da primeira. Porém, acabou sendo aberto com bitola larga. O
ramal deveria alcançar Bom Jardim de Minas, na linha da RMV,
mas nunca foi completado, e por isso deveria ter a bitola métrica,
que era a da RMV. Em 01/09/1974, o ramal foi suprimido. Porém,
aparentemente já desde 1972 os trens de passageiros não
mais circulavam no ramal.
RAMAL DE MERCÊS OU DE PIRANGA: O ramal de Mercês foi aberto
em 1911 ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. O seu nome original era Ramal de Piranga, pois pretendia
chegar até essa cidade, ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova,
cuja linha distava pouco mais de 40 km de Mercês. Tal nunca
foi feito e o nome do ramal passou a ser o da sua cidade final. Foi
suprimido em 28/02/1969.
LINHA DO PARAOPEBA:
RAMAL DE PIRAPORA: O ramal de Pirapora, que saía da estação
de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São
Francisco, mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária,
levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência
(Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia
parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto,
com a maior afluência de tráfego na linha para Monte
Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora
passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi
desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal
nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam
chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego
de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até
hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre
a ponte do São Francisco...
RAMAL DE DIAMANTINA: O ramal de Diamantina, que alcançava esta
cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro
da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória
a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil.
Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve
os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente
foi suprimido pela Refesa em 1994, mas segundo consta os trilhos já
teriam sido arrancados antes disso...
Mapa da Linha
do Centro em Minas Gerais (até Curvelo) e linha (variante)
do Paraopeba
Mapa da Linha do Centro (Curvelo-Montes Claros e Ramal de Pirapora)
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