Trem na Ferrovia do Trigo
(De Porto Alegre a Passo Fundo)
(Rio Grande do Sul)

 

RFFSA (1980-1982)

Bitola: métrica.



Acima, a estaç


Abaixo, uma auto


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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

A Ferrovia do Trigo, como é popularmente chamada, é o trecho ferroviário entre as estações de Passo Fundo e a de Rocca Salles, a primeira na linha Marcelino Ramos-Santa Maria (quando a ferrovia foi aberta, em 1978, o pátio mudou-se de dentro da cidade para a zona leste, na época final da zona urbana, para facilitar a sa´´ida da linha para o lado sudoeste) e a segunda no Tronco Principal Sul (TPS(, ou seja, a linha Mafra-Lajes-General Luz.

Percursos: Porto Alegre-General Luz-Rocca Salles-Passo Fundo

Origem da linha:
A linha da Ferrovia do Trigo foi construída pelo Exército, como boa parte das linhas gaúchas. Ficou pronta em 1978, no trecho entre Rocca Salles e Passo Fundo, esta estação na linha Marcelino Ramos-Santa Maria. Até 1982 teve trens de passageiros. Neste ano foram suprimidos. Até hoje essa ferrovia é um escoadouro de grãos entre Passo Fundo e o porto de Rio Grande.

Somente a