RFFSA (1980-1982)
Bitola: métrica.
Acima, a estaç
Abaixo, uma auto
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com o autor
Índice
Nota:
As informações contidas nesta página foram
coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas
e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto
é possível que existam informações contraditórias
e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende
da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos
de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo
acontecendo com horários, composições e trajetos
(o autor).
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A
Ferrovia do Trigo, como é popularmente chamada, é o trecho
ferroviário entre as estações de Passo Fundo e
a de Rocca Salles, a primeira na linha Marcelino Ramos-Santa Maria (quando
a ferrovia foi aberta, em 1978, o pátio mudou-se de dentro da
cidade para a zona leste, na época final da zona urbana, para
facilitar a sa´´ida da linha para o lado sudoeste) e a segunda
no Tronco Principal Sul (TPS(, ou seja, a linha Mafra-Lajes-General
Luz. |
Percursos:
Porto Alegre-General Luz-Rocca Salles-Passo Fundo
Origem da linha: A linha da Ferrovia do Trigo foi construída
pelo Exército, como boa parte das linhas gaúchas. Ficou
pronta em 1978, no trecho entre Rocca Salles e Passo Fundo, esta estação
na linha Marcelino Ramos-Santa Maria. Até 1982 teve trens de
passageiros. Neste ano foram suprimidos. Até hoje essa ferrovia
é um escoadouro de grãos entre Passo Fundo e o porto
de Rio Grande.
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