Ramal de Quaraí
(Alegrete-Quaraí)
(Rio Grande do Sul)

 

VFRGS (1924-1975)
RFFSA (1975-c.1980)

Bitola: métrica.



Acima: Horário dos trens do ramal de dezembro de 1957 - Guia Levi

Veja também:


Contato com o autor

Índice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem especial que rodou de 1939 até cerca de 1980 pelo ramal de Quaraí, num trecho de 115 quilômetros numa região praticamente deserta. A função principal do ramal era trazer charque da regiãi gaúcha e uruguaia de Quaraí, situada na fronteira, para a linha principal (Porto Alegre-Uruguaiana) da VFRGS.

Percurso: Alegrete-Quaraí. O ramal começou a ser construído no início dos anos 1920 e o primeiro trecho foi entregue em 1924, depois 1937 e finalmente em 1939 chegou a Quaraí, estação terminal.


ACIMA: O trem do ramal supostamente na estação de Quaraí (Foto Romulo Guerrini). ABAIXO: Em volta das ruínas da estação de João Marcelino, um nada absoluto por onde o trem passava (Foto Gunnar Gil).