Trem da Fome
(Pelotas-Povo Novo e Pedro Osório-Engenheiro Chaves)
(Rio Grande do Sul)

 

RFFSA (1994)

Bitola: métrica.


Acima, a estação de Pelotas, já abandonada, em 2003 (Foto Rodrigo Cabredo). Abaixo, estação de Povo Novo, em 1997 (Foto Alfredo Rodrigues).


Acima, a estação de Pedro Osório, em 1992. Abaixo, estação de Engenheiro Chaves, em 1997 (Fotos Alfredo Rodrigues).


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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem especial que passeou no ano de 1994 para a "campanha contra a fome e a miséria", na linha Cacequi-Rio Grande. São citados pelo menos dois deles, na mesma época, por Alfredo Rodrigues: um, de 20 km, de Pelotas a Povo Novo e outro, de 6 km, de Pedro Osório a Engenheiro Chaves (Passo das Pedras). A passagem custava 1 kg de alimento.

Percurso: Pelo ramal Cacequi-Rio Grande, na região de Pelotas.
Origem das linhas:

A linha entre Bagé e Marítima, em Rio Grande, foi aberta em 1884, mas algumas variantes na região de Pelotas e de Pedras Altas modificaram a linha no final dos anos 1960.

As imagens que se seguem são referentes a um dos trens citados acima, de Pedro Osório. Todas as informações sobre este trem foram fornecidas por Alfredo Rodrigues, em agosto de 2005.

Acima e abaixo, os tres carros que participaram do passeio da RFFSA entre as estações de Pedro Osório e Engenheiro Chaves, em 30/10/1994 (Fotos Alfredo Rodrigues).


Acima, o trem na estação de Pedro Osório, no passeio da RFFSA até a estação de Engenheiro Chaves, em 30/10/1994. Abaixo, um dos carros da mesma excursão (Fotos Alfredo Rodrigues).