RFFSA (1994)
Bitola: métrica.
Acima, a estação de Pelotas, já abandonada,
em 2003 (Foto Rodrigo Cabredo). Abaixo, estação de
Povo Novo, em 1997 (Foto Alfredo Rodrigues).
Acima, a estação de Pedro Osório, em 1992.
Abaixo, estação de Engenheiro Chaves, em 1997 (Fotos
Alfredo Rodrigues).
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Nota:
As informações contidas nesta página foram
coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas
e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto
é possível que existam informações contraditórias
e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende
da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos
de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo
acontecendo com horários, composições e trajetos
(o autor).
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Trem
especial que passeou no ano de 1994 para a "campanha contra a fome
e a miséria", na linha Cacequi-Rio Grande. São citados
pelo menos dois deles, na mesma época, por Alfredo Rodrigues:
um, de 20 km, de Pelotas a Povo Novo e outro, de 6 km, de Pedro Osório
a Engenheiro Chaves (Passo das Pedras). A passagem custava 1 kg de alimento. |
Percurso:
Pelo ramal Cacequi-Rio Grande, na região de Pelotas.
Origem das linhas:
A linha entre Bagé e Marítima, em Rio Grande, foi aberta
em 1884, mas algumas variantes na região de Pelotas e de Pedras
Altas modificaram a linha no final dos anos 1960.
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As imagens que se seguem são
referentes a um dos trens citados acima, de Pedro Osório. Todas
as informações sobre este trem foram fornecidas por
Alfredo Rodrigues, em agosto de 2005.
Acima e abaixo, os tres carros que participaram
do passeio da RFFSA entre as estações de Pedro Osório
e Engenheiro Chaves, em 30/10/1994 (Fotos Alfredo Rodrigues).
Acima, o trem na estação de Pedro
Osório, no passeio da RFFSA até a estação
de Engenheiro Chaves, em 30/10/1994. Abaixo, um dos carros da mesma
excursão (Fotos Alfredo Rodrigues).
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