Porto Ferreira-Sta Rita do P.-Quatro
(São Paulo)

 

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960)

Bitola: 60 cm

Acima, em dezembro de 1931, a estação de Porto Ferreira, inicial do ramal. Do lado direito, a locomotiva que partia para São Paulo na linha principal. à esquerda, a locomotiva do ramal de Santa Rita. (Acervo Museu de Porto Ferreira)
Acima, o último trem de passageiros do ramal partindo de
Vassununga, estação terminal, em 1960. (Acervo Ralph M. Giesbrecht). Abaixo, horários do Guia Levi, em 1948 (Guia Levi, julho/1948)



Veja também:

Estação de Santa Rita do Passa-Quatro

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Indice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem de passageiros da Cia. Paulista que existiu entre 1891 e 1960, enquanto existiu a linha de bitola estreita ('bitolinha") que ligava as estações de Porto Ferreira, no ramal de Descalvado, da mesma ferrovia, e de Vassununga, na extremidade do ramal de Santa Rita, seu nome oficial, e que tinha cerca de 48 quilômetros.

Mapa da linha (em preto e tortuosa), que começava em Porto Ferreira, junto ao rio Mogi-Guaçu, mas na margem oposta. (IBGE, 1958)
Percurso: Ramal de Santa Rita (Porto Ferreira-Santa Rita)
Origem da linha: O ramal de Santa Rita foi construído por fazendeiros da região e vendido à Cia. Paulista poucos meses antes de iniciar as atividades (1891). Ligava originalmente as estações de Porto Ferreira à de Santa Rita do Passa-Quatro, mas foi depois prolongado até Moema, depois Bento Carvalho (1913), e finalmente até Vassununga (1928). Foi desativado totalmente em 1960.

O trem misto de Santa Rita passando pela ponte sobre o rio Mogy, em 1936. Do livro "História e Estórias de Porto Ferreira", Flavio da Silva Oliveira, 2005.

Percurso: Porto Ferreira - Vassununga (ramal de Santa Rita)
Origem da linha:
P. Ferreira-Sta Rita: 1891
Sta Rita-Bento Carvalho:1913
B. Carvalho- Vassununga: 1928
O primeiro trecho foi construído ainda pela E. F. Santa Rita, comprada em 1891 pela Cia. Paulista. Existem dúvidas se a E. F. Santa Rita teria operado a linha antes de ser vendida. A linha foi desativada em outubro de 1960 e os trilhos retirados logo depois.

Comentários: O ramal de Santa Rita corria praticamente por toda a sua extensão dentro do município de Santa Rita do Passa-Quatro, na margem direita do rio Mogi-Guaçu, que cruzava logo que partia da estação inicial de Porto Ferreira.

Acima, o trem de passageiros, sempre misto, em Porto Ferreira, em 1917 (Foto Filemon Peres)
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Tinha diversas estações, todas na zona rural, com exceção da central de Santa Rita. Chegava até a Usina Vassununga, usina de açúcar, e transportava também seus funcionários. "O fato que me recordo bem mesmo, foi que

O trem de passageiros chega a Vassununga, com dois carros apenas, em 1959. (Acervo José Airton Fontes, de São Carlos, cedida por Manoel A. Silva Neto, de Araraquara, SP)
embarcamos num trem de bitola bem estreita, com certeza 0,60 m. A locomotiva a vapor era bem pequena, parecia de brinquedo. Os carros bem estreitos, só tinham um banco para 2 pessoas de um lado só, e do outro lado já era o corredor" (Moacir Machado, 06/2005). Hoje, do ramal, apenas restam as estações de Procópio Carvalho, habitada, e a de Santa Rita, um museu, bem como duas locomotivas em mau estado, quee também atendiam ao ramal Descalvadense, em Perus (São Paulo, SP).

Último trem de passageiros do ramal partindo de Santa Rita, em 1960 (Acervo Ralph M. Giesbrecht).