Ramal de Igarapava (São Paulo/Minas Gerais) |
Cia. Mogiana/Fepasa
(1915-1979) Contato
com o autor |
Trem de passageiros, operado
pela Mogiana e a partir de 1971 pela Fepasa, entre as cidades de Ribeirão
Preto e de Araguari (MG), desde 1915 até 1979, quando a variante
Entroncamento-Amoroso Costa, bem mais moderna, curta e rápida,
substituiu a antiga linha. |
Percurso: Ramal de Igarapava:
Ribeirão Preto a Uberaba (1915). Mais tarde, até Araguari.
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Comentários: Os
trens do ramal de Igarapava, mais rápidos para se chegar a
Uberaba, Uberlândia e Araguari do que pela Linha do Rio Grande,
foram os responsáveis pela decadência desta última,
mais antiga. Na verdade, o trecho a partir de Uberaba, onde as duas
linhas se encontravam, era o mesmo, mas o ramal de Igarapava em si,
mesmo cheio de curvas, foi construído vinte a trinta anos depois
da linha do Rio Grande, e portanto era mais "moderno". Mesmo
assim, em 1979, época de sua retirada, substituído pela
variante Entroncamento-Amoroso Costa, estava ultrapassadíssimo.
Porém, era mais útil para os passageiros: passava dentro
das cidades e a variante passaria a correr por fora delas, em alguns
casos, muito distante. Apesar disso, é possível ver-se
pelo horário de 1978, ao lado, que em diversas estações
do percurso o trem já não mais parava. "Na última
viagem pelos 210 km do traçado antigo, saíram de Ribeirão Preto menos
de 25 passageiros, ocupando os dois vagões, um de primeira e outro
de segunda classe, pagando o mesmo preço ou até mais do que se estivessem
viajando de ônibus (...). Agora há a expectativa de recuperação...
(...) Em outro artigo, o relato da última viagem no velho ramal:
"A 50 km horários, o trem seguiu o seu percurso, esquecendo a paisagem
das estações que a partir de hoje estarão |
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