TIM (Santos-Samaritá)
(São Paulo)

 

Fepasa / CPTM (1990-1999)

Bitola: métrica.


ACIMA: Estação de Rio Branco, construída para o TIM (Foto EFBrasil).

Composição do TIM, sem data (Foto
Ricardo Koracsony).
Plataforma do TIM na estação de Samaritá, 1991 (Foto Anderson Conte).

Veja também:

Indice

Estação de Ana Costa

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem metropolitano de passageiros (TIM = Transporte Intra Municipal) operado pela Fepasa e depois pela CPTM (1996) nos municípios de Santos e de São Vicente durante os anos 1990, utilizando-se da linha Santos-Juquiá no trecho entre as estações de Ana Costa e de Samaritá. É sabido que já existiam trens metropolitanos correndo entre Santos e Samaritá desde 1971, pelo menos, conjuntamente com os da linha Santos-Juquiá. O início das viagens do TIM ocorreu exatamente em 12/07/1990, e o seu fim em julho de 1999.

Origem da linha:
A linha foi inaugurada pela Southern São Paulo Railway em trechos, entre 1912 e 1915, ligando a estação de Santos (Ana Costa) a Juquiá, no vale do Ribeira. Foi incorporada à Sorocabana (1926) e mais tarde á Fepasa (1971), que o estendeu até Cajati (1973), mas no trecho novo somente operaram cargueiros. Mais tarde toda a linha passou para a Ferroban (1998). Os trens de passageiros foram suspensos no final de 1997 (Santos-Juquiá). O de cargas existiu até 2003. Hoje a linha está abandonada entre Samaritá e Cajati.



ACIMA: A linha em azul mostra o percurso do TIM passando por Santos e São Vicente,
ligando Ana Costa a Samaritá. O mapa é dos anos 1990 (Geomapas).



O TIM operou até julho de 1999. Ele utilizava TUEs Toshiba rebocados e manobrados por RSD-8, pois a linha não tinha rede elétrica. Após o fim dos TUES, eles foram transferidos para a CPTM em São Paulo e lá utilizados com o seu logotipo. As RSD-8 que os tracionavam eram remanescentes da Cia. Paulista, que as teria usado, entre outras, no extinto ramal de Jaboticabal (em 1969), de bitola métrica.

ACIMA: Composição do TIM passa por Santos, em 1993. (Foto cedida por José Henrique Bellorio).
(Fontes: J. B. Lago; Lourenço Paz; Antonio Gorni; J. R. G. Habib; Rodrigo Cabredo)