Ramal de Sertãozinho (São Paulo) |
Cia. Mogiana/Fepasa
(1899-1976) Veja
também: Contato
com o autor |
Trem de passageiros operado pela Mogiana e depois pela Fepasa entre a estação de Ribeirão Preto e a cidade de Pontal, desde 1899 até 1976, pelo ramal de Sertãozinho. Em 1970, os trens de passageiros passaram a seguir até a estação de Passagem, na linha-tronco da Cia. Paulista, sem baldeação em Pontal. |
Percurso:
de Ribeirão Preto a Pontal, no ramal de Sertãozinho. Origem da linha: Ribeirão Preto-Sertãozinho - 1899 Sertãozinho-F. Schmidt - 1907 F. Schmidt-Pontal - 1914 Pontal-Passagem - 1903, este construído pela Cia. Paulista |
O ramal,
um trecho de 42 quilômetros entre as estações
de Ribeirão Preto e de Pontal, tinha composições
próprias. Na verdade, os trens partiam da estação
de Ribeirão Preto, e, a partir de 1965, da estação
de Ribeirão-nova e Barracão, ponto inicial da linha
em si, era apenas uma estação de apoio. Em Francisco
Schmidt, onde a linha somente chegou em 1907, o trem fazia uma manobra,
entrando de frente e saindo de ré, pois a linha para Pontal,
esta construída em 1914, saía alguns metros antes da
estação. Pontal, por sua vez, era da Paulista; lá
chegava o ramal de Pontal, que depois, com a compra da E. F. Morro
Agudo, que dali saía, foi prolongado até essa cidade.
Os trens da Mogiana, então, chegavam até Pontal apensa,
onde havia baldeação caso o destino do passageiro fosse
Morro Agudo ou Passagem, esta já na linha-tronco da Paulista,
pelo menos a partir de 1930. Em 1970, a Mogiana passou a operar a
linha toda, de Ribeirão a Passagem. |
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