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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Lagoa Comprida
Espera
Parijós
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
Great Western (n/d-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1968)
ESPERA
Município de
Ramal de Bom Jardim - km 105 (1960)   PE-4237
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído como parte da então linha-tronco da E. F. Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba, o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Espera não tem data conhecida de inauguração, que foi posterior a 1930, época em que o ramal foi sendo prolongado até sua chegada em Bom Jardim em 1937. "Espera era um ponto de parada que servia a uma pequena comunidade de um engenho hoje já não mais existente. A própria parada foi totalmente demolida e só foi encontrada a sua localização devido ajuda dos antigos moradores do local. Ali às

ACIMA: Na "gruta de chuva" (ver texto abaixo), próxima a onde um dia foi a parada de Espera, pontilhões da antiga linha desativada há mais de 40 anos (Fotos Sydney Correa, janeiro de 2009).
vezes o trem nem parava, pois costumava atrasar em sua subida para Bom Jardim; ele apenas diminuía a marcha, e as pessoas saltavam do mesmo, às vezes com tombos. Mas o local, devido a sua topografia, é rico em obras de arte de pontilhões num local por eles chamado de 'gruta de chuva'. No leito da ferrovia, hoje uma parte está calçada e outra é uma estrada carroçável. O local da parada hoje foi tomada pela cana de açúcar, e graças à época em que passamos, a colheita já havia sido feita e nos permitiu encontrar os poucos restos de sua base na área limpa
". (Sydney Correa, 01/2009). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1982; Sydney Correa, 2009)
     

Local da antiga parada, em janeiro
de 2009. Foto Sydney
Correa
     
Atualização: 01.02.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.