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Romário Martins
Inspetor Aureliano Godói
Barro Preto
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996)
INSPETOR AURELIANO GODÓI (antiga VENTANIA)
Município de Ventania, PR
Ramal de Monte Alegre - km 190 (1960); km 158,402 (1989)   PR-2042
Altitude: 1010 m   Inauguração: 16.02.1949
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1949
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin, na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio, também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba. Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até 1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação foi aberta com o nome de Ventania, em 1949. Seu nome foi alterado mais tarde para Inspetor Aureliano Godói.

"Em Ventania, deparamo-nos com uma estação preservada e recentemente reformada. Deve servir de base para a operação da ferrovia, pois havia em seu pátio um auto de linha (sem um dos eixos, provavelmente em manutenção) da ALL com um adesivo da Klabin. Creio que seja exclusivo desta linha. A vila ferroviária está ocupada, e as casas estão preservadas, ainda que precariamente" (Douglas Razaboni, 03/12/2004). O pátio da estação ainda tinha carregamento de toras em 2009, mas, em julho de 2021, já estava abandonada..


ACIMA: Em frente à estação, do outro lado dos trilhos, a casinha de madeira e o auto de linha num desvio morto. (Fotos Daniel Gentili, fevereiro de 2009).

ACIMA: (esquerda) A estação e o carro de linha visto acima. (direita) O pátio visto da estação, com diversas casas de turma da vila ferroviária, em alvenaria, à esquerda (Fotos Daniel Gentili, fevereiro de 2009).

(Fontes: Daniel Gentili, 2009; Luiz Sergio P. Marcondes, 2009; Douglas Razaboni, 2004; acervo ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios anuais, 1940-60; RFFSA: Listagem oficial de estações, 1989; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Inspetor Aureliano Godói, nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná

A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

Casas da estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação em 02/2009. Foto Daniel Gentili

A estação em 07/2021. Foto Daniel Gentili
     
     
Atualização: 23.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.