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Castellar de Carvalho
Romário Martins
Inspetor Aureliano Godói
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996)
ROMÁRIO MARTINS
Município de Ventania, PR
Ramal de Monte Alegre - km 175 (1960)   PR-2040
Altitude: 1.002 m   Inauguração: 16.02.1949
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin, na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio, também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba. Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até 1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Romário Martins foi inaugurada em 1949 e tem o nome homenageando o maior historiador do Estado do Paraná. "Encontramos a estação de Romário Martins, quase junto ao trevo da Rodovia do Cerne com a estrada que vai até Arapoti. Na pequena venda que ainda resiste no local, o proprietário informou-nos a localização da estação, bem pertinho, enquanto trançava um chicote (reio ou relho, no linguajar simples daquela gente). A estação não poderia estar pior. Depredada totalmente, sem telhado e sem piso. Sobraram apenas as paredes em pé e a plataforma, e o mato já vai cobrindo tudo por ali" (Douglas Razaboni, 03/01/2004).
(Fontes: Douglas Razaboni; RVPSC: Relatórios oficiais, 1940-60; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em sua inauguração, em 1949. Foto do relatório da RVPSC para esse ano

A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni

Ruínas da estação de Romário Martins, em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
 
     
     
Atualização: 09.07.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.