...
Quilômetro 103
Iguaçu
Araucária-nova
...
 
 
RFFSA (1986-1996)
IGUAÇU
Município de Curitiba, PR
Variante Pinhais-Engenheiro Bley - km 114,060 (2000)   PR-2435
    Inauguração: 1976
Uso atual: estação   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1976
 
HISTORICO DA LINHA: A variante Pinhais-Engenheiro Bley foi aberta em 1976 para substituir a antiga linha que ligava Curitiba a Engenheiro Bley. A nova variante saía do posto do Quilômetro 103, na Curitiba-Paranaguá, seis quilômetros antes da estação de Curitiba-nova e seguia pelo sul da cidade de Curitiba até Araucária. A partir daí, a variante corre muito próxima ao leito da antiga linha até Engenheiro Bley. Nesta estação, como antes, a linha se bifurca, seguindo para o sul para Rio Negro e para noroeste, para Ponta Grossa, em Uvaranas.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Iguaçu - comumente chamada de Pátio Iguaçu - foi aberta em 1976, com a variante que interligava então a estação de Pinhais e Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba e depois, a partir de Araucária, acompanhando não muito de longe a linha original de 1891. É um pátio de cruzamento, o prédio é na realidade um escritório. Nunca atendeu trens de passageiros, que não existiram nessa variante.
     

Atrás do comboio, o prédio da estação de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha, 10/2002

Trens no pátio de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha em 10/2002

Trens no pátio de Iguaçu. Foto Paulo Rosinha em 10/2002

A estação - na verdade, escritórios - de Iguaçu, em 2003. Foto EFBrasil
   
     
     
Atualização: 06.01.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.