...
Apucarana
Jardim América
California
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
JARDIM AMÉRICA
Município de Apucarana, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 579,750 (2000)   PR-2459
    Inauguração: 01.10.1960
Uso atual: demolido   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1960?
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Jardim América foi inaugurada em 1960, no trecho que saía de Apucarana e na época ia somente até Araruva (Marilândia do Sul). A data de sua abertura é a de 1960, mas o curto de trecho de ferrovia aberto nesse ano era rarissimamente utilizado por cargueiros e teve de ser refeito

ACIMA: Na estação de Jardim América, provavelmente anos 1980, os cargueiros da RFFSA se cruzam (Acervo ABPF-Paraná; cessão Nilson Rodrigues).
nos anos 1970, quando a ferrovia foi finalmente reinaugurada em toda a sua extensão ligando Apucarana a Ponta Grossa. Aliás, em 30 de outubro de 1975, o trem inaugural da linha que saiu de Uvaranas deixou seus 80 passageiros, todos convidados, nessa estação. Foi ela provavelmente a única estação do trecho que um dia viu um desembarque de passageiros. Hoje, 33 anos após este evento, a estação está abandonada: o pátio ainda tinha, em 2000, 3 linhas de desvio, de acordo com os desenhos da ALL. No final de 2009, o prédio foi demolido pela Prefeitura de Apucarana. Ela podia fazer isto? "O local estava abandonado e depredado, era utilizado por indígenas e usuários de droga. Como me lembro na época da minha infância ela era bem movimentada (somente cargas), a construção toda em concreto, duraria séculos, infelizmente não souberam aproveitar aquela bela construção" (Jucelino Cascavel, 16/1/2010).
(Fontes: Adalto Henrique Marson; Jucelino Cascavel, 2010; Nilson Rodrigues; ABPF-PR; ALL, 2000)
     

A estação em 02/2008. Foto Adalto Henrique Marson

A estação em 02/2008. Foto Adalto Henrique Marson
 
     
     
Atualização: 16.01.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.