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California
Marilândia do Sul
Mauá do Sul
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARILÂNDIA DO SUL
Município de Marilândia do Sul, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 546,000 (2000)   PR-2457
    Inauguração: 01.10.1960
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1960, como estação terminal provisória do trecho que saía de Apucarana. O seu nome original era Araruva. "Em Marilândia do Sul, nós nos deparamos com uma estação enorme, totalmente destruída. Só sobraram as paredes laterais em pé. Em seu pátio, um típico vagão RFFSA transformado em alojamento um tanto permanente, pois seu ocupante até uma hortinha estava cultivando. Conversando com o sujeito, ele nos informou que já estava aposentado quando a ALL o chamou de volta, para cuidar do trecho. Enquanto durava a conversa, chegou uma locomotiva escoteira, trazendo outro funcionário que tinha se deslocado até Mauá do Sul, para despachar o "motor", na verdade um auto de linha que iria rumo a Bairro dos França" (Douglas Razaboni, 07/2003). "O meu pai foi ferroviário durante 21 anos e eu moro perto da estação desde que nasci, nas casas da antiga RFFSA. Confesso que me cortou o coração quando os vândalos começaram a destruir a estação que era uma bela construção. Quando a RFFSA foi privatizada (1996), tiraram todos os equipamentos de lá de dentro, como móveis antigos etc. Quando ela ficou vazia, as pessoas começaram a destruir, roubando telhas, vigas, vasos sanitários.... enfim, tudo que puderam carregar eles levaram" (Ademilson Leandro Gato, 12/2003). O pátio tem hoje 3 linhas de desvio. No pátio de Marilândia, em 2011, costuma ficar uma helper que empurra o trem até Mauá da Serra, ou no caso de vazios na cauda, ela auxilia na cabeça, processo que se repete entre Leonardos e Reserva.
(Fontes: Daniel K. Trevisan; Ademilson Leandro Gato; Douglas Razaboni)
     

A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni
     
     
Atualização: 02.08.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.