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Marilândia do Sul
Mauá do Sul
Denizar Zanello
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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RFFSA (1975-1996)
MAUÁ DO SUL
Município de Mauá do Sul, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 520,588 (2000)   PR-2458
Altitude: -   Inauguração: 1975?
Uso atual: estação da ALL (2003)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1975
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Mauá do Sul é praticamente a última estação próxima do confortável asfalto da BR-376, e também onde se inicia a sequência de construções modernas, em concreto armado, bem típicas das décadas recentes. Embora todas elas tenham as bilheterias, não houve tráfego de passageiros pela linha. A estação ficava ao lado de uma enorme instalação agro-industrial que, com sua poeira e fuligem, coloriam toda a paisagem em volta. Mauá do Sul sediava uma turma de conserva, e havia alguns vagões de manutenção desviados em seu pátio. (informações de Douglas Razaboni em 07/2003) O pátio tinha então 4 linhas de desvio. Em 2012 (vide foto abaixo) ainda existiam desvios, mas não se vê a estação. Estaria ela ainda em pé? Qual seria seu uso então?

ACIMA: Amanheceu a sexta-feira, fomos até a estação de Maua do Sul onde flagramos um cruzamento bem interessante. K14 de Maringá a Curitiba, Dash 9 8300 + SD´s 9469 9475 + 131 vagões + Dash 8302 + SD 9516 helper que desengatou bem onde estávamos. No sentido contrário, K01 com a Dash 8304 e SD 9466 + 86 vagões (Texto e fotografia Daniel Trevisan - 2012). ABAIXO: A estação, provavelmente anos 1990 (Acerco ABPF-PR).

(Fontes: Douglas Razzaboni; Daniel Trevisan; ABPF-PR)
     

A estação de Mauá do Sul, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni

A estação de Mauá do Sul, em 19/07/2003. Foto Douglas Razaboni
 
     
     
Atualização: 06.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.