A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Pátio de Rio Claro
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro
rotunda de RIO CLARO
Município de Rio Claro, SP
     
Uso atual: DESCARACTERIZADA    
 
ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
 
Rotunda de Rio Claro - 180 graus

ACIMA: A rotunda de Rio Claro em 1918 (Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918). ABAIXO: Vista aérea da rotunda. A foto é certamente mais recente que a de 1918, mas não tem data conhecida (Acervo Wanderley Duck).

A rotunda de Rio Claro não se localizava no pátio da estação e sim numa parte lateral das oficinas da Cia. Paulista com a finalidade de manutenção das antigas locomotivas a vapor da bitola estreita (ramal de Rio Claro-Analândia, que durou até 1966) e hoje totalmente descaracterizada. Porém, ainda é possível observar a parte posterior de sua parede para quem olha da Rua 1A, onde

ACIMA: Parte exterior da rotunda de Rio Claro em agosto de 2014 (Foto Jonatas Camargo).
funciona em 2014 uma escola técnica. "Ela ainda funcionava pelo menos até 1934, em foto aérea que vi recentemente nas oficinas. Depois já não mais. Entretanto, ainda resta a parede de fundo dela, usada hoje como muro de uma quadra esportiva. Não tenho a data de quando o girador dessa rotunda foi retirado e soterrado, mas certamente foi quando erradicaram o trecho Analândia-Visconde do Pinhal (1941). Depois disso construíram um girador que hoje também não existe mais" (José e Jônatas, 11/2010). Parecia idêntica à de Campinas da Cia. Paulista, também demolida.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José e Jônatas; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918)
     
 
     
Atualização: 20.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.